Apesar de apresentar um crescimento em nível mundial, trabalho em home office, no Brasil, ainda é algo bastante limitado.
Ainda que vários cargos possam apresentar a possibilidade do trabalho remoto, as empresas brasileiras ainda têm um certo receio quanto a esse regime de trabalho. Não é à toa, já que o processo de transição é complicado, mesmo que envolva apenas alguns cargos.
É preciso ter uma gestão de riscos muito eficiente, já que brechas nos processos de trabalho podem levar a vazamentos de informações confidenciais, erros na condução das atividades e até na perda financeira.
Bem, ter uma gestão de riscos em dia é fundamental para prosseguir com a migração para o home office em circunstâncias normais. Não é essa discussão de hoje, já que empresas de diversos portes e segmentos foram praticamente obrigadas a adotar um plano B para manter as atividades fora do escritório.
O Home Office agora é uma necessidade
Independentemente da sua empresa estar ou não preparada para investir no trabalho remoto, a pandemia do novo coronavírus requer mudanças, tanto na forma de pensar quanto na maneira de conduzir os negócios.
Para evitar perdas ainda maiores, será preciso assumir alguns riscos e garantir que os serviços prestados ou produtos ofertados continuem sendo entregues ao público.
O primeiro passo é planejar como será essa transição, para que ela ocorra da maneira menos traumática possível. Afinal, nem toda a equipe terá facilidade em trabalhar em casa logo de início.
Portanto, garanta que:
- Haverá uma ferramenta para comunicação interna e comunicação com os clientes;
- Será possível acompanhar a rotina de trabalho dos colaboradores;
- Que todos os envolvidos terão estrutura tecnológica para conduzir as tarefas;
- Que todos conheçam os processo de trabalho, as boas práticas e a importância de usar softwares e equipamentos atualizados, evitando brechas de segurança e o vazamento de informações.
- Que o trabalho remoto não afetará a qualidade final dos serviços e produtos fornecidos.
Faça dessa transição uma oportunidade
O home office pode ser uma realidade verdadeiramente assustadora para o empresário que não está acostumado com ela. Mas, com o tempo, isso muda.
O trabalho remoto permite uma economia gigantesca com relação aos custos físicos da empresa. Não é preciso pagar contas de água, energia, funcionários para limpeza, aluguel, condomínio… Nada disso.
O empresário deve ficar atento à legislação e fornecer aos colaboradores todo o material necessário para o trabalho ou, se puder e preferir, terceirizar as atividades possíveis e economizar ainda mais.
Ademais, é necessário se certificar de que todos os processos da empresa estejam bem descritos e as partes integrantes do trabalho conheçam suas responsabilidades e como exercê-las de maneira segura.