Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Como organizar as finanças da empresa durante a pandemia

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas se viram desesperadas, sem saber como pagariam os funcionários e manteriam contratos com fornecedores, além das contas rotineiras.

Bem, é complicado. Ninguém esperava por isso, e as empresas que não possuem um controle financeiro eficiente, que não tinham uma gestão de riscos tão bem estruturada, acabaram por sofrer mais. Inúmeras fecharam, muitas outras ainda vão fechar.

O que fazer?

O controle financeiro é fundamental. Agora, toda ação será de caráter emergencial, e por isso, será preciso tomar decisões difíceis, porém, estratégicas.

Esteja a par de todas as medidas e leis criadas pelo Governo Federal e gestão estadual

Existem medidas que flexibilizam regras e podem ajudar bastante na economia durante o difícil período que enfrentamos, como a medida provisória 936/2020, por exemplo, que prevê:

  • redução temporária da jornada de trabalho e consequentemente do salário ou
  • suspensão temporária da jornada de trabalho.

Claro, apenas essas medidas não serão suficientes para equilibrar o caixa de uma vez. A recuperação será gradual. Portanto, outras medidas econômicas deverão ser analisadas. É importante consultar seu contador a respeito das possibilidades.

Com o passar do tempo, novos desafios deverão surgir, e é importante que sua empresa esteja preparada para enfrentá-los, entendendo as eventuais ameaças e seu grau de periculosidade, bem como os riscos que apresentam para a manutenção dos seus negócios.


É preciso explorar diferentes cenários, ter previsibilidade em todos os sentidos possíveis. Financeiramente falando, principalmente. Os processos de trabalho precisam ser bem descritos e a informação não deve ser centralizada. Na ausência de um colaborador-chave, todos devem saber como proceder.

O mesmo vale para o trabalho remoto. O Home Office pode parecer assustador para o empresário no primeiro momento, mas quando ele se torna a única alternativa viável, a transição é consideravelmente mais tranquila se houver um planejamento bem estruturado.


Além disso, é fundamental realizar a projeção de fluxo de caixa, que é diferente do resultado, pois considera efetivamente quando ocorrem os recebimentos e pagamentos. No retorno da quarentena, é esperado que os clientes peçam maior prazo para pagar, dificultando mais ainda a entrada de caixa para a empresa. Isso deve ser esperado, e por isso a empresa pode também negociar melhores prazos com fornecedores para aliviar a pressão no caixa.

Analise as opções de crédito que você possui e as condições de pagamento. Fale com seu contador a respeito do assunto e considere a situação das vendas para saber se terá caixa para pagar um empréstimo, por exemplo.

Negocie com seus fornecedores. Jamais compre à vista e receba pagamentos à prazo. Isso compromete suas finanças e destrói sua previsibilidade. Se comprou do fornecedor a prazo, receba a prazo. Se comprou à vista, receba à vista.

Lembre-se: seu contador está do seu lado para muito mais do que “apenas” emitir guias. Esse é um momento de união, de parceria e de estratégia. Com planejamento, será possível sair dessa crise com mais força e com uma gestão muito mais assertiva.

Add a Comment

Your email address will not be published.