Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Finanças empresariais: como administrar de maneira eficiente? 

Administrar de maneira eficiente as finanças empresariais é uma ação estratégica que assegura a lucratividade do negócio. Porém, é um ponto que gera muitas dúvidas para as empresas, principalmente por desconhecerem as melhores formas de otimizar as finanças.

Pensando nisso, a Confirma explica nesse artigo como realizar a administração financeira do negócio, de forma assertiva. Além de oferecer algumas dicas para tornar as ações mais eficientes para gestão financeira. 

Importância da administração eficiente das finanças empresariais

Saiba que todo negócio necessita ser bem administrado para garantir a rentabilidade da empresa. Certamente, a gestão financeira é um dos pontos principais para a empresa manter bons resultados e assegurar a saúde financeira.

Isso porque além de permitir a melhor utilização dos recursos da empresa, consegue aproveitar oportunidades de mercado, assim como de investimentos. Nesse sentido, as finanças empresariais para serem bem administradas implicam nos controles de:

  • Fluxo de Caixa;
  • Capital de Giro;
  • Contas a Pagar e a Receber;
  • Previsão de vendas;
  • Apuração de custos;
  • Monitoramento do faturamento.

Além disso, as empresas enfrentam alguns desafios para manter as atividades empresariais funcionando o melhor possível. Por exemplo, manter o ciclo financeiro positivo, sem recorrer à captação de recursos de terceiros. 

Confira os erros comuns de uma gestão das finanças empresariais 

As finanças empresariais ainda estão sujeitas a alguns erros provenientes de diversos fatores, tais como:

  • Controle inadequado dos pagamentos e recebimento de recursos;
  • Inexistência de uma integração entre o financeiro e a contabilidade;
  • Não realiza uma apuração de custos de forma adequada;
  • Opera com suposições ao invés de informações confiáveis.

Sem dúvida, todos esses erros geram para as finanças empresariais dados imprecisos, que não retratam de forma eficiente os resultados da empresa.

Como tornar a gestão das finanças empresariais mais eficientes 

Atualmente, as empresas têm disponíveis no mercado diferentes ferramentas que permitem tornar a gestão das finanças empresariais mais eficientes. Principalmente, tendo em vista as pequenas e médias empresas, que não dispõem de muitos recursos para investimentos.

Por isso, uma boa alternativa é a utilização de planilhas eletrônicas online, que facilitam o acesso de todos os setores envolvidos e mantém os dados atualizados em tempo real. Além de facilitar o armazenamento dos dados corporativos.

Uma solução para otimizar a administração das finanças empresariais é adotar softwares de gestão financeira, específicos para gerenciar as movimentações do negócio. Um dos mais utilizados é o Enterprise Resource Planning (ERP).

Ou, Planejamento dos Recursos da Empresa, que permite a automatização dos processos manuais e a centralização dos fluxos de trabalho. Com isso, facilita o processo de tomada de decisão e melhora a comunicação entre os setores.

Além disso, ter uma equipe capacitada para exercer as atividades de finanças empresariais constitui-se como um diferencial de mercado, assegurando a competitividade. Isso por a equipe ser qualificada para analisar relatórios e métricas do negócio.

Podendo identificar as melhores estratégias a serem implementadas, bem como os pontos onde são necessários investimentos para melhoria dos processos. Com toda a certeza, os resultados são percebidos na otimização da rentabilidade da empresa.

Se gostou deste artigo e deseja mais informações, acesse o site da Confirma para ler os nossos outros artigos. 

Compartilhe essa notícia:

Entre em contato com a Confirma!

Mensagem enviada com sucesso!