O Planejamento Estratégico de uma empresa vai depender um pouco do cenário atual da marca, dos objetivos da mesma e qual o contexto ela se vê inserida no momento. De uma maneira ou de outra, existe mais de uma forma de realizar a estratégia empresarial e cabe aos gestores a escolha de qual iniciativa se faz mais válida.
Confira no decorrer desse artigo alguns detalhes acerca dos tipos de planejamento estratégico e como pode melhor aplicar em sua operação. Não hesite em conversar conosco aqui na Confirma caso lhe reste alguma dúvida.
Gerencie recursos e prioridades com o planejamento estratégico ideal
A Estratégia Empresarial deve conversar com os objetivos que sua marca tem. Ter um bom planejamento estratégico é saber o que precisa ser feito agora pra chegar onde se tem por meta.
Os tipos de planejamento estratégico se dividem em 3 tipos principais:
- O Operacional;
- O Estratégico;
- E, O Tático.
O Planejamento Tático
Com foco no médio prazo e definindo as principais ações por departamento, o planejamento tático procura alcançar resultados num horizonte próximo, buscando aumentar a rentabilidade em um ano, melhorar o setor de RH e outros projetos, como uma melhoria no Marketing, por exemplo.
O Planejamento aqui é focado na melhoria de um campo específico da marca e em um período curto;
O Planejamento Estratégico
Num segundo ponto temos o Planejamento Estratégico em si, que tem um objetivo claro para tornar sua empresa ‘ideal’ aos olhos da organização. Aqui, planos de longo prazo entram em cena, como a busca de investidores, a criação de novos produtos e assim por diante.
O Planejamento Estratégico é um longo plano de ação, complexo e que pode contar com uma série de planejamentos táticos internos, que montam um planejamento estratégico geral. Dessa forma, é possível medir o sucesso de algumas iniciativas, acompanhar o desempenho e assim por diante;
O Planejamento Operacional
Planejamento operacional tem por objetivo fazer com que a operação cotidiana dê certo e que as ações e decisões básicas sejam tomadas de forma fluida e límpida. O Planejamento Operacional costuma estar associado a momentos de paz para a empresa, onde não existe o objetivo de crescimento, tampouco de competitividade com outras marcas.
Pode ser visto como um momento de calmaria, de preparação para passos mais estratégicos ou táticos.
A Confirma pode te ajudar nesses momentos de planejamento
Se você tem interesse de contar com uma assessoria especializada no universo empresarial, se quer mais sucesso em suas empreitadas e iniciativas, converse com um de nossos profissionais aqui da Confirma.
Possuímos vasta bagagem capaz de melhor direcionar suas escolhas, afinar o planejamento estratégico de sua marca e garantir sucesso em sua operação.
Quer entender melhor como nossa empresa funciona e como podemos te ajudar? Converse conosco agora mesmo e entenda melhor. Lhe convidamos também a dar uma olhadinha rápida nos conteúdos que publicamos aqui previamente.
Um grande abraço e até mais.