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Como as empresas devem proceder com a jornada de trabalho híbrida

Quando, em meados de março de 2020, a pandemia do coronavírus se agravou intensamente, empresas dos mais diversos ramos tiveram de mudar o funcionamento. De início, o trabalho totalmente remoto foi instituído nos limites das possibilidades de cada operação. Esse estado calcificou-se e abriu os olhos dos gestores para os benefícios do trabalho remoto.

Com a diminuição de casos, tornara-se uma realidade plausível o retorno às atividades como antes da pandemia. Entretanto, depois de economizar com espaço, notar aumento de produtividade por parte dos colaboradores e bons resultados gerais na operação empresarial, alguns gestores passaram a adotar a jornada de trabalho híbrida.

Entenda os cuidados que essa jornada demanda logo abaixo:

O trabalho híbrido e a sua empresa

Se você tem por interesse inserir na sua empresa o trabalho híbrido, alguns cuidados devem ser tomados. A modalidade de trabalho remoto misturado com o presencial exige que os gestores venham a acompanhar ponto de funcionários bem de perto, a fim de garantir um bom índice de presença e eficiência no funcionamento da operação.

No que concerne à legislação, até o presente momento, a legislação trabalhista brasileira não tem nenhum dispositivo específico e que enderece o trabalho híbrido. Entretanto, a lei destaca o teletrabalho, autorizando o funcionamento e indicando como os gestores devem lidar com o cenário.

Como proceder com a jornada de trabalho híbrida?

Para inserir o modelo de trabalho híbrido em sua marca, é importante entrar em contato com os colaboradores, assim como, ter o constante apoio do setor de recursos humanos de sua empresa, assim como os demais setores existentes.

Uma vez que a comunicação tenha sido estabelecida, é o momento de criar um plano de ação com a finalidade de desenhar passos para a adoção da prática. O plano deverá prever também a criação de políticas e regras bem específicas, capazes de serem facilmente compreendidas por colaboradores e não abrirem brechas para atritos.

E quanto à autonomia dos colaboradores?

É esperado que, em sendo um modelo de trabalho muito semelhante ao trabalho remoto, o modelo híbrido implica maior flexibilização, assim como concessão de autonomia e autogestão para os colaboradores.

Para que os colaboradores não percam proximidade com a cultura da empresa é interessante investir em eventos que possam reunir colaboradores num happy hour, ou mesmo que sejam capazes de garantir debates saudáveis entre colaboradores e gestores.

Vale ainda lembrar que, mesmo dotados de maior autonomia, os colaboradores precisam ser acompanhados, e a tecnologia pode ajudar muito nesse modelo de trabalho, facilitando o controle de ponto, garantindo que os gestores acompanhem o desenvolvimento de projetos e assim por diante.

Não esqueça de acompanhar o desenvolvimento desse projeto

O projeto de adotar a jornada híbrida é um projeto como qualquer outro. Portanto, é importante acompanhar o rendimento dos colaboradores. O uso de KPIs pode ser uma boa iniciativa.

A Confirma Assessoria Empresarial pode lhe ajudar nesse processo. Que tal conversar conosco e entender como podemos lhe ajudar nesse estudo de dados de sua empresa?

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