Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Quais são as possíveis mudanças da reforma tributária?

A reforma tributária apareceu como um dos principais pontos que o Governo Bolsonaro iria tocar. Desde o começo de 2021 até o presente momento, as tensões nesse tema têm se acumulado, ao passo que hoje já podemos perceber um futuro provável à nossa frente.

Existem 4 pontos essenciais que muito provavelmente sustentarão os principais pontos da reforma tributária. No presente artigo você poderá entender melhor a respeito desses pilares e o que muda na arrecadação de impostos e tributos a partir da instauração dessas mudanças.

A reforma tributária e seus principais pontos

Temos uma das cargas tributárias mais pesadas e mais complexas de todo o mundo, e isso não é nenhuma novidade. Por isso a reforma tributária foi idealizada, para tornar mais simples o modelo de arrecadação, assim como, reduzir a carga em alguns pontos.

Os principais pilares da reforma restam em:

  • Reformar o IR para investimentos: Para começar, uma mudança que irá facilitar a vida de investidores. Ativos de renda fixa passarão a ter alíquota fixa de 15%, diferente do escalonamento que ia até 22,5%. Tributos incidentes sobre fundos exclusivos passarão de 20% a 15% e as operações em bolsas de valores terão apuração trimestral e não mais mensal como acontece hoje. A poupança continua sem sofrer incidência de impostos;
  • Alterar o Imposto de Renda para empresas: A segunda alteração que temos a comentar é no Imposto de Renda para Empresas. Aqui as mudanças são muitas, e têm dividido opiniões. Por enquanto, estima-se que exista uma queda de cerca de 2,5% em 2022, e logo depois, em 2023, de mais 2,5%;
  • Tornar mais justa a atualização de valor de imóveis: Hoje, os imóveis sofrem a incidência de 15% e 22,5% sobre o ganho de capital perante valorização de imóveis. O intuito é diminuir esse valor para 5% a partir dos primeiros meses de 2022;
  • Imposto de Renda para Pessoas Físicas: Para pessoas físicas existe a pretensão de realizar uma atualização de tabela. A proposta deseja estabelecer que quem recebe até R$ 2.500 ficará isento do Imposto de Renda. Existe também um desconto de 20% em discussão que irá incidir sobre salários que recebam até R$ 40.000 ao ano.

Vale lembrar que essas são alterações prováveis, mas tudo pode mudar nos próximos meses, com as discussões que se tornam cada vez mais intensas. O mesmo vale com as eleições que se aproximam, que poderão mudar todo o panorama.

O importante no cenário dos tributos é contar sempre com profissionais capazes de atualizar a forma que sua empresa atua perante mudanças que acontecem. Assessoria tributária e contábil é algo indispensável para o bom funcionamento de toda e qualquer empresa.

Acompanhe sempre nossas publicações e saiba mais

Aqui em nosso blog estamos sempre publicando artigos tais quais esse aqui. Quer saber mais detalhes sobre os tributos aqui do Brasil, ou mesmo dicas sobre contabilidade? Acompanhe nossos posts e esteja sempre a par do que há de mais atual.

Qualquer dúvida, fale conosco! Até mais!

Compartilhe essa notícia:

Entre em contato com a Confirma!

Mensagem enviada com sucesso!