Até bem pouco tempo, assinar documento digitalmente não fazia parte da realidade de grande parte das pessoas.
No entanto, com a pandemia causada pelo Covid-19, essa medida foi extremamente importante para que as pessoas pudessem resolver suas demandas burocráticas, sem precisar quebrar o isolamento social.
Porém, essa estratégia traz grandes chances de fazer parte da rotina das pessoas de forma definitiva, devido à comodidade que oferece para a rotina das pessoas.
Para que não fique dúvidas de como assinar documento digitalmente, elaboramos este artigo.
Confira!
Quais os passos para assinar documento digitalmente
São inúmeros os benefícios proporcionados pela assinatura eletrônica, mas para que essa ferramenta funcione de forma adequada é preciso saber como assinar documento digitalmente.
Com base nisso, organizamos os passos que devem ser realizados para sua assinatura virtual. Veja:
1 Envie o documento para a plataforma
O armazenamento da assinatura eletrônica é feito em nuvem, assim, para assinar documento digitalmente o primeiro passo é aderir a uma plataforma específica para essa finalidade.
Normalmente, são cobradas mensalidades para pelo site que vai administrar seus documentos digitais.
Portanto, quando for assinar documento digitalmente o usuário deve fazer login na plataforma escolhida, que pode ser via laptop, PC ou ainda tablets e smartphones.
Em seguida, deve ser feito o upload do documento, que pode ser nos seguintes formatos: “doc”,PDF, como também um contrato que esteja armazenado no Google Drive, Dropbox ou OneDrive.
2 Indicar quem deve assinar documento digitalmente
Na plataforma em que o usuário vai assinar documento digitalmente, é necessário que sejam adicionados os seguintes dados:
- Nomes dos signatários;
- Endereço de e-mail dos signatários listados;
- A ordem que deverá ser feita a autenticação.
3 Apontar os locais em que a assinatura deverá ser incorporada
Nesta etapa do processo de como assinar documento digitalmente, é preciso apontar com o cursor do mouse quais serão os pontos em que cada interessado deverá agregar sua assinatura no documento.
4 Inserir a firma
Ao assinar documento digitalmente é possível escolher entre as seguintes alternativas, ou fazer a importação da imagem da assinatura.
Ou ainda assinar sobre a tela do dispositivo, como também escolher a sugestão de desenho cursivo criado pelo sistema.
Vale destacar que é a série de códigos que serão agregados ao documento que irão garantir a autenticidade da subscrição.
5 Clicar em assinar e enviar
Depois que forem executadas as ações acima, basta apenas assinar documento digitalmente e enviar.
No campo “envelope” vão constar um conjunto de dados que possibilitarão o acompanhamento de todas as etapas do documento.
Por fim, o destinatário vai receber um link, onde também poderão afixar sua assinatura eletrônica.
Conclusão
Não há como negar que assinar documento digitalmente é uma ferramenta de grande relevância para a rotina das pessoas.
Afinal, o que grande parte das pessoas, além da agilidade na execução dos processos, é a segurança que os envolve.
Dessa forma, tanto pessoas físicas quanto empresas poderão solucionar seus problemas mais rapidamente, sobrando mais tempo para que sejam resolvidas questões que requerem sua maior atenção.