Seja qual for o porte ou a natureza da sua empresa, é indispensável o empenho para otimizar os processos financeiros.
Uma das medidas mais eficientes para isso é o BPO financeiro, que é o processo de transferir a gestão de finanças do seu negócio para uma equipe de especialistas.
No entanto, muitos gestores, principalmente aqueles que administram pequenos negócios, acabam achando desnecessários determinados cuidados.
Isso acontece muitas vezes, por falta de conhecimento em gestão de negócios, que é umas das principais causas para a falta de desenvolvimento de uma empresa.
Portanto, se você deseja saber quais soluções são as mais indicadas para melhorar os processos financeiros do seu empreendimento, continue a leitura deste post.
1 Procurar ter algum conhecimento sobre os termos mais utilizados nos processos financeiros
Certamente, não é uma obrigatoriedade que o gestor tenha formação em administração ou ciências contábeis para cuidar dos processos financeiros da sua empresa.
Mesmo porque um gestor pode formar um departamento com profissionais especializados para esse fim.
No entanto, até mesmo para que possa cobrar dos seus colaboradores a prestação dos serviços que têm sido executados, faz-se necessário ter o mínimo de intimidade com termos tão comuns no dia a dia, tais como:
- Faturamento: refere-se à receita bruta de uma empresa, ou seja, é o valor recebido por meio da comercialização de seus produtos ou serviços;
- Ativos: são todos os bens que a empresa possua, sejam eles tangíveis ou intangíveis;
- Passivos: diz respeito às dívidas que devem ser pagas pela empresa no curto, médio e longo prazo;
- Balanço Patrimonial: demonstra os resultados da empresa, considerando os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
Estes são apenas alguns exemplos de expressões que você deveria se familiarizar, por isso, consulte livros, pesquise na internet ou tire suas dúvidas com o responsável pelos processos financeiros da sua empresa.
2 Elaborar um bom planejamento financeiro
Elaborar um planejamento financeiro é uma das medidas mais eficientes para os processos financeiros de uma empresa.
De tal forma que possibilita maior transparência acerca do dimensionamento correto do seu capital de giro, evitando assim que seja surpreendido pela necessidade de requisitar empréstimos nos bancos.
Por isso, assim como demais setores da empresa, é fundamental que o departamento financeiro estipule metas e faça um bom acompanhamento das mesmas.
Assim, as chances que as propostas desse setor estejam bem alinhadas com o objetivo da instituição aumentam exponencialmente.
3 Considerar fazer uso do BPO para os processos financeiros da sua empresa
Basicamente, o BPO é uma ferramenta de terceirização dos serviços de um dado processo.
Assim sendo, o BPO financeiro será responsável por desenvolver ações para otimizar os processos financeiros do empreendimento.
Com o uso de um BPO financeiro, sua empresa vai conquistar maior agilidade na execução das tarefas, assim como ter um maior controle acerca das suas finanças.
Conclusão
Não há como negar que os processos financeiros englobam inúmeras atividades complexas, que levam tempo para serem executadas com máxima atenção.
Portanto, se a empresa, principalmente se de pequeno porte, não possui um setor exclusivo e nem um profissional com a competência necessária para cuidar do departamento financeiro, a melhor opção é colocar esses serviços nas mãos de uma equipe de BPO financeiro, aumentando assim a organização das finanças da sua empresa.