Caso as propostas da Reforma Tributária, que tramitam no Congresso em forma de PECs sejam aprovadas, a forma como a tributação será tratada mudará de forma substancial. Trata-se da criação do Imposto sobre Bens e Serviços – IBS, que substitui uma série de outros impostos.
Isso significa que algumas mudanças práticas e de planejamento deverão acontecer na sua empresa, e ter uma contabilidade que está em dia com as informações é fundamental para não correr riscos desnecessários.
Apesar de toda a especulação, o IBS substitui certos impostos, o que pode tornar o Simples Nacional e o Lucro Presumido menos vantajosos, impactando as PMEs. As empresas que se encontram neste regime, em sua maioria, o fazem por conta da facilidade na apuração, ao contrário do Lucro Real, que envolve um trabalho muito mais burocrático. Contudo, com o advento do IBS, as empresas poderão ser obrigadas a contabilizar tudo, realizando um trabalho contábil mais complexo, mas possibilitando uma redução na carga tributária pelo Lucro Real.
Como se preparar para a Reforma Tributária?
Caso aprovada, as empresas terão 10 anos para se adaptarem às novas regras da Reforma Tributária. É um período considerável, mas é preciso ter atenção. As empresas deverão se preparar desde já para usufruir dos benefícios do IBS.
Mas, como fazer isso?
O primeiro passo é organizar a empresa. O controle deve ser rigoroso, tanto no que tange ao seu estoque, seu caixa e suas obrigações fiscais, contábeis e tributárias. Todo o departamento financeiro precisa funcionar em uníssono com os seus departamentos, minimizando a probabilidade de erros e garantindo maior estabilidade para o negócio desde já.
É claro, isso não acontece da noite para o dia, mas é preciso dar os primeiros passos rumo a essa realidade.
Regularize tudo. Tenha notas fiscais de quaisquer mercadorias e serviços adquiridos. Nada pode passar batido.
Incorpore a cultura do planejamento tributário na sua empresa. Após a reforma trabalhista, não serão poucas as empresas a arcarem com uma carga tributária bem maior do que a que estão acostumadas atualmente. Por isso, é preciso planejar-se e entender a dinâmica tributária e seu impacto sobre o negócio. Saber como ser tributado dentro do mínimo possível, mas de forma CORRETA e sem “jeitinho” é fundamental.
Sua empresa está se preparando para a Reforma Trabalhista? Conte para nós.
Aqui na Confirma, temos profissionais especializados em cuidar de cada área da sua empresa. Tenha controle sobre as operações contábeis, fiscais e tributárias. Terceirize seu departamento financeiro conosco e livre-se de uma rotina burocrática e onerosa, trocando-a por uma realidade mais estável e estratégica.
Conheça também: as novas bases de contribuição salarial para 2020.
Entre em contato conosco e saiba como podemos desenvolver sua empresa.
Ou… Mande uma mensagem no WhatsApp. Nossos consultores estão a postos.