Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Gestão de Riscos para 2021 – como se planejar para os próximos meses

Como anda sua gestão de riscos? 2021 chegou com tudo, e de certa forma, está passando bem rápido. Já é março! Nem parece que é o terceiro mês do ano que muitos esperávamos como aquele que finalmente traria alguma esperança contra a pandemia que devastou o mundo em 2020.

Bom, de certa forma, finalmente temos algumas luzes no fim do túnel, mas é cedo para pensar que tudo terá um fim. Não é hora de celebrar, é hora de planejar e se preparar, esperar pelo melhor, mas estar pronto para o pior – e isso não se resume ao coronavírus. Então, novamente pergunto, como anda sua gestão de riscos?

As empresas que consideram seus riscos e planejam ações para mitigá-los e continuar seus negócios, mesmo diante das piores adversidades, podem ter resultados melhores, sem que o equilíbrio financeiro seja comprometido ou que os recursos do negócio sejam perdidos por conta de quaisquer problemas.

Dicas para ter a gestão de riscos em dia em 2021

1 – Alinhamento é a chave 

Sua gestão de riscos requer que você, sua equipe e todos os departamentos estejam cientes das possibilidades. Não precisa informar cada funcionário individualmente, mas as lideranças devem conhecer o planejamento estratégico, os riscos e oportunidades que o negócio enfrenta, para que assim, possam colaborar na manutenção do negócio e na mitigação dos problemas, bem como na resolução dos mesmos. Sua gestão financeira é diretamente impactada por um problema, seja ele interno ou externo. De incidentes de segurança cibernética a crises financeiras, tudo pode acontecer e colocar sua empresa em maus lençóis.

Logo, é fundamental que todos estejam a par dos problemas e das soluções possíveis, para que elas aconteçam o quanto antes, não é mesmo?

2 – A tecnologia é sua melhor amiga!

A tecnologia deve trabalhar ao seu lado. Não adianta ter especialistas cuidando de cada departamento, se a estrutura está obsoleta. É preciso garantir que você utilize bons sistemas e tenha bons computadores para gerenciar tudo e garantir que as informações e os negócios aconteçam sem problemas. A falta de agilidade, uma rotina empresarial que depende de retrabalhos e falhas na segurança podem impactar sua empresa de maneira severa. Então, é sempre bom revisar tudo isso e garantir que seus processos estejam amparados por tecnologias úteis.

O controle financeiro, por exemplo, pode depender de um bom ERP, que coleta e transmite informações para as lideranças e departamentos, uniformizando o trabalho e promovendo mais agilidade. O mesmo vale para o CRM, que atua na frente do relacionamento com o cliente, e permite que todos trabalhem com mais assertividade. Existe uma infinidade de sistemas e tecnologias que podem te ajudar, basta conhecê-los.

3 – Gestão de riscos

A gestão de riscos se faz fundamental dentro da gestão financeira. Conhecer as ameaças ao andamento dos negócios é imprescindível para manter tudo funcionando, mesmo em caso de adversidades. A pandemia é um exemplo recente, contra o qual poucas empresas estavam realmente preparadas, e mesmo elas sofreram com seus impactos. Elencar possíveis ameaças à saúde financeira da empresa permite a criação de um fundo de emergência para proteger o negócio de situações potencialmente catastróficas.

Conheça as possibilidades para o mercado em 2021. Fique atento às notícias e escute o que especialistas têm a dizer. Em um momento tão incerto quanto o que vivemos, nossa melhor alternativa é considerar todas possibilidades e nos prepararmos para o que é mais provável.

Add a Comment

Your email address will not be published.