Confirma Contabilidade 06 - Confirma Contábil
carregando
Certification - Confirma Contábil

Livro Caixa de Profissionais Liberais

O livro caixa é o livro no qual são registradas, mensalmente e em ordem cronológica, todas as receitas e despesas relativas ao trabalho não assalariado. A legislação do Imposto de Renda permite a dedução de despesas da receita decorrente do exercício da respectiva atividade e, por isso, a importância de escriturar esse livro.

Contribuintes autorizados à dedução

As despesas escrituradas em livro caixa podem ser utilizadas como dedução na base de cálculo do Imposto de Renda, pelos contribuintes que receberem rendimentos do trabalho não-assalariado (autônomos), inclusive os titulares dos serviços notariais e de registro, e os leiloeiros.

Estas despesas serão deduzidas do imposto de renda mensal (Carnê-Leão).

O recolhimento do CARNÊ-LEÃO mensal é obrigatório, não uma opção!

Notas

artigo 45 do RIR/99 especifica exemplos de rendimentos do trabalho não-assalariado, como é o caso dos:

Como é possível observar, essas despesas não podem ser utilizadas por pessoas que só recebam rendimentos decorrente do trabalho assalariado (com vínculo empregatício).

Também lembra-se que essas despesas poderão ser utilizadas tanto na base de cálculo mensal, como na Declaração de Ajuste Anual.

Despesas aceitas
para a dedução

O contribuinte que perceber rendimentos do trabalho não assalariado, inclusive os titulares dos serviços notariais e de registro, e os leiloeiros, poderão deduzir, da receita decorrente do exercício da respectiva atividade, as despesas “necessárias” à realização e custeio da sua atividade.

Notas

Somente os valores efetivamente desembolsados poderão ser deduzidos da base de cálculo do imposto, ou seja, escriturados como despesa no Livro Caixa.

Para tanto, os profissionais liberais precisam da ajuda de um contabilista para definir de forma correta quais são estas despesas dedutíveis, de maneira a evitar problemas de malha fina com a Receita Federal!!

A Confirma Contábil possui esta experiência!

Contate-nos!

Entre em contato