skip to Main Content

A finalidade da ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português) é aprovar normas internacionais em todas as esferas técnicas, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos.
No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ela possibilita a padronização de empresas e produtos, para conservar de maneira definitiva a qualidade.

Há diferentes tipos de certificações ISO, cada uma possui suas recomendações para as empresas. Entretanto, todas possuem o objetivo de incorporar reformas, arrumar o que não está certo e induzir a organização em direção ao progresso administrativo.

As normas mais conhecidas são a ISO 9000 e ISO 9001, que referem-se a um sistema de gestão aplicado em empresas e o ISO 14000 e ISO 14064 é referente a um sistema de gestão ambiental. Essas normas podem ser implementadas em empresas públicas, privadas, não importando o seu porte e segmento de mercado, até mesmo empresas com apenas um funcionário podem ter o ISO 9001, por exemplo.

A ideia da certificação ISO fundamentada na gestão da qualidade é proporcionar vantagem competitiva e avanços contínuos, retificando erros, diminuindo custos e processos ineficientes. A empresa, funcionários e clientes, todos saem ganhando com isso.

É importante ressaltar que a implementação e certificação ISO são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), porém que buscam o mesmo objetivo: a conquista da qualidade total.

A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se conseguir a certificação ISO 9001. Após isso, a empresa deve contratar uma instituição certificadora independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação condiz com a norma, e só então o certificado será emitido.

O fato de qualquer organização poder obter o ISO, não significa que seja uma tarefa fácil. Na verdade, isto requer muita dedicação, pois se trata de um processo trabalhoso.

Como resultado da busca contínua pela melhoria de seus processos, e após algum tempo de preparação, a Confirma Assessoria Contábil e Empresarial foi auditada pela ABNT e obteve o certificado ISO 9001: 2015 no ano de 2018, reforçando o compromisso da empresa com a qualidade das soluções fornecidas aos seus clientes.

pqec-18
Back To Top
X Título da imagem