Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Quais são os tipos de startups com bom retorno financeiro?

O Brasil tem registrado, nos últimos anos, um crescimento no número de startups. De acordo com dados, há mais de 4 mil desses empreendimentos.

Essa ascensão de modelo de negócio se justifica por diversos motivos. Startups são empreendimentos alinhados com a realidade de mercado atual, que é competitiva e ágil.

Trata-se de um modelo de negócios de baixo custo de manutenção, repetível e escalável, com trabalho realizado em condições de extrema incerteza.

Além disso, o empreendimento de startups pode ser extremamente lucrativo. Entretanto, para se aventurar nesse meio, é preciso antes conhecer os diferentes tipos de startups no mercado. Veremos, a seguir, como identificar startups de diferentes escopos e objetivos distintos. Além disso, identificaremos alguns dos principais tipos de startups com bom retorno financeiro. Confira!

Startups com bom retorno financeiro respeitam seu escopo

Um engano comum quando se fala sobre startups é pensar que todo empreendimento é construído para atingir um grande e rápido crescimento como uma startup de tecnologia no Vale do Silício.

Na verdade, no contexto das startups, existem diferentes tipos e modelos, cada um com suas particularidades. É importante que os objetivos profissionais do empreendedor estejam alinhados com esse tipo de startup.

Scalable Startups: crescimento feroz!

O primeiro tipo de startup a ser abordado é o modelo escalável. É justamente o modelo que comumente pensam ser aplicado a todo tipo de startups com bom retorno financeiro. Boa parte dos empreendedores com investimento de risco trabalham nesse modelo. Seu objetivo, desde a criação, é o crescimento e a valorização alta.

Nesse tipo de startup, o papel do empreendedor é focar em uma consultoria e em profissionais orientados a uma expansão eficiente e constante. Nesse caso, a orientação desse tipo de startup é a criação de capital.

Startups escaláveis são do tipo que exigem um negócio ou produto mínimo viável (MVP) que tenha escalabilidade. Ou seja, são startups com bom retorno financeiro em potencial, mas que dependerá de investidores de risco e de um produto ou serviço que se adeque a esse tipo de negócio.

Large Company Startup: inovação acima de tudo!

Esse tipo de startup tem como principal motivador de desenvolvimento o investimento em inovação. A busca por inovação, caso bem gerenciada, pode se tornar um grande motor para sua startup.

Diferentemente das Scalable Startups, uma Large Company Startup já é uma empresa projetada para sobreviver aos ciclos de vida comuns de um negócio. Ter uma grande empresa, atualmente, exige investimento em inovação. Focar esforços em apenas um modelo de negócio, embora necessário, não é mais o suficiente para manter um modelo sustentável.

Esse tipo de startup valoriza inovação não apenas como um diferencial de mercado ou tendência. A inovação, nesse caso, é necessária e está intimamente ligada ao crescimento da empresa. Dependendo do ramo, a demanda por inovação pode ser maior ou menor.

Para uma Large Company Startup, essa demanda é diária.

Lifestyle Startups: transformando sua vida em fonte de renda!

Aulas particulares, consultoria, serviços… Independentemente do produto ou serviço, esse é o tipo de startup que se desenvolve organicamente a partir de uma paixão do empreendedor. É um capítulo comum para a carreira profissional de alguns indivíduos com pensamento empreendedor.

Empreendimentos com essa característica geralmente acabam atraindo pessoas que partilham dessa paixão. Com isso, esse tipo de negócio acaba tenho uma orientação bem motivacional, unindo talentos e conhecimentos semelhantes, o que pode gerar startups com bom retorno financeiro.

Startups com bom retorno financeiro: o tão sonhado “Unicórnio”

Ter um bom retorno financeiro depende muito do alinhamento de suas estratégias nesse aspecto com o objetivo de sua empresa e a realidade de mercado. Procure fazer uma análise honesta e transparente do cenário em que seu negócio se encontra. Dessa forma, é possível realizar o direcionamento ideal que trará resultados financeiros melhores!

O mercado de startups do país é considerado bastante maduro e promissor. Há diversos  investidores interessados nesse mercado, fundos nacionais, internacionais e os chamados anjos investindo nesses negócios. Tudo isso abre espaço para o surgimento dos chamados

Unicórnios, startups com bom retorno financeiro e com altíssima valorização de mercado.

Quem sabe a sua empresa não se torna um desses negócios?

Sua empresa se encaixa em algum desses tipos de startups com bom retorno financeiro? Esses são apenas alguns exemplos! Entre em contato com a Confirma Contábil e saiba mais sobre como estruturar os serviços financeiros de sua empresa!

Add a Comment

Your email address will not be published.