Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

7 dicas valiosas para um planejamento financeiro empresarial de sucesso

Um planejamento financeiro empresarial de sucesso requer muito empenho e disciplina.

Mais alguns meses e chegamos ao fim de 2019, um planejamento financeiro empresarial de sucesso precisa ser preparado com muita antecedência!

É natural que o empresário tenha dúvidas a respeito do que é preciso ter para preparar um planejamento financeiro que reduza custos desnecessários e potencialmente alavanque a sua empresa. 

Algumas dicas que podem facilitar a sua rotina empresarial e garantir tranquilidade financeira caem bem, não é mesmo?

Por isso, separamos conselhos e dicas neste conteúdo desenvolvido por pessoas que entendem de negócios e sabem como é difícil manter tudo em ordem. 

Quer alavancar a sua empresa e garantir sucesso e saúde financeira em 2020?

Continue a leitura deste post!

1 – Um planejamento financeiro de sucesso varia de empresa para empresa!

Essa dica é primordial. Não dá para simplesmente se basear em outros negócios, em concorrentes ou empresas similares.

O planejamento financeiro é algo singular, e deve ser aplicado de forma individual para cada empresa. Não é incomum que você encontre empresários e outras pessoas que amam dar um “pitaco” e te dizer o que você deve fazer para manter as finanças em ordem. Porém, só mesmo o contador pode te ajudar a colocar tudo no lugar e garantir estabilidade para as finanças sem impactar as áreas do seu negócio de forma negativa.

O ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado na contabilidade empresarial e com experiência e know-how para potencializar ações de economia e elevar sua empresa a um patamar de lucratividade e rentabilidade cada vez mais alto.

2 – Trabalhe com metas de crescimento para sua empresa!

Um planejamento financeiro empresarial bem estruturado é apenas o básico, o começo do caminho. É preciso, ainda, ter metas para que haja um crescimento real na sua receita.

Para tal, você precisará investir parte da receita em melhorias e formas de multiplicar os seus ganhos. 

Se você quer aumentar a receita, precisa trabalhar com metas reais e prazos que condizem com a realidade do seu negócio, bem como formas de alcançar tais metas e um planejamento completo para caso as ideias deem errado e você precise replanejar. 

As metas podem incluir obter um número específico de clientes até um certo período, aumentar a frequência das vendas ou o tamanho das mesmas etc.

3 – Economizar não faz mal a ninguém

Planejar e ter metas é um bom começo. Agora, você tem que garantir economia para o seu negócio!

Os recursos que você possui são muito valiosos, incluindo tempo, pessoal e dinheiro. Evite desperdícios e garanta que a eficiência dos seus colaboradores está sendo aproveitada ao máximo, ou então, você simplesmente estará jogando dinheiro fora.

Toda economia é válida, desde o uso do papel durante os processos executados pela sua empresa até o tempo que cada funcionário gasta com cada cliente.

Priorize seus clientes mais lucrativos e garanta que os processos menos complexos sejam conduzidos rapidamente.

4 – Prepare-se para o futuro

É preciso saber tudo que pode acontecer com a sua empresa. Uma boa gestão de riscos no início de cada projeto é algo extremamente necessário.

Ter uma contabilidade ao seu lado também te ajuda a prever os cenários possíveis, complicações e soluções que podem ser aplicadas para garantir que as finanças da sua empresa continuem no azul. Parte fundamental do planejamento financeiro empresarial.

5 – Crédito é bom, mas é preciso ter cuidado com o planejamento financeiro empresarial

Tomar crédito para garantir um investimento em uma área que precisa ou simplesmente para expandir o negócio e aumentar a receita é uma boa ideia.

Porém, é preciso ter muito cuidado com esse crédito. Endividar a sua empresa é algo perigoso e que pode levar à falência. Por isso, tenha tudo bem planejado, conheça as suas despesas, os cenários possíveis e tenha certeza de que poderá arcar com a dívida.

6 – Corte o que é ruim, invista no que é bom

O velho papel e caneta precisam ser, muitas vezes, deixados de lado. É necessário investir na tecnologia para desburocratizar processos, agilizar as tarefas e reduzir os gastos desnecessários com materiais de escritório.

Outro cuidado importante é com as demissões e também contratações. É bem caro contratar um funcionário novo ou demiti-lo. Por isso, certifique-se de que está contratando alguém cujas expectativas estão alinhadas com as da empresa e invista no treinamento dos seus colaboradores. 

Lembre-se: reduza a rotatividade e tome medidas extremas quando necessário.

7 – Planejamento Financeiro Empresarial a longo prazo

Não dá para planejar as finanças do seu negócio somente a curto prazo. É importante garantir que os planos se mantenham por vários anos, considerando riscos potenciais e cenários ruins nos quais sua empresa terá de lidar com contratempos. 

Portanto, contar com a ajuda de um especialista em contabilidade empresarial é importante nesta etapa, pois garante o máximo de precisão para toda a estratégia traçada.

Nós podemos te ajudar a alavancar sua empresa!

Entre em contato com a Confirma Contábil e conheça nossos serviços. Juntos, criaremos algo único para o seu negócio se desenvolver com o máximo de economia e lucratividade!

A Confirma Contábil é uma Contabilidade na Aclimação, em São Paulo. 

Com profissionais altamente qualificados e experientes, tecnologia de ponta e uma estrutura pronta para te receber quando você quiser, temos tudo que você precisa para alavancar sua empresa.

Aproveite e leia nossos outros posts.

Reduza seus custos e conte com todas as soluções de uma contabilidade que une tradição, tecnologia e o foco em resultados, seja no que tange à sua rotina contábil ou com a terceirização financeira!

Fale conosco e conheça tudo que podemos fazer por você através da contabilidade digital.

Quero entrar em contato! 

Add a Comment

Your email address will not be published.