Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Planejamento Empresarial: 5 dicas valiosas para sua empresa crescer em 2020

Gerir uma empresa requer muito conhecimento de Planejamento Empresarial. Porém, mesmo com muita experiência e sabedoria, você ainda será testado com desafios constantes e mudanças que farão você reavaliar o que é melhor para o seu negócio a seguir.

Isso é uma realidade para empresários. Empreender significa arriscar, descobrir, tentar, vencer, mas também perder, falhar e aprender com isso. O problema é quando essas falhas se apresentam em maior número que os acertos, não é mesmo? Por isso, separamos 5 dicas para você ter um planejamento empresarial impecável neste ano, que mal começou e já promete bastante!

Vamos às dicas?

Um bom planejamento empresarial precisa englobar todas as áreas da sua empresa

Se você quiser ter grandes resultados em 2020, precisa começar a enxergar sua empresa como um grande organismo. Cada setor funciona como um órgão, e se algum departamento não estiver funcionando direito, é problema certo.

Portanto, comece avaliando os departamentos do seu negócio. Entenda o que está funcionando, do ponto de vista dos funcionários, e o que não está. Não peça apenas por críticas, mas também por sugestões de melhoria. Quem está atrelado a uma tarefa diariamente conhece os pormenores e problemas melhor do que ninguém.

Invista no seu relacionamento com o cliente!

O seu cliente é para a sua empresa o que seu sangue é para o corpo. Ele faz tudo fluir e garante que o salário dos funcionários esteja em dia e que os custos para o funcionamento do negócio sejam pagos.

Porém, o cliente nem sempre chegará a você e te dirá o que está errado. Alguns deles simplesmente deixarão de trabalhar com você e buscarão seus concorrentes, outros contarão o que aconteceu quando já for tarde demais e alguns poucos te dirão o que pode melhorar.

Saiba como melhorar o seu relacionamento com os clientes e trazê-los para perto de você. Trabalhe para que eles se tornem mais colaborativos e para que tragam uma boa margem de lucro para o seu negócio, mesmo que seja a longo prazo.

Planejamento Empresarial também requer um estudo do mercado!

É preciso compreender o que faz do mercado o que ele é. Entenda os movimentos dos concorrentes e o que eles estão planejando para este ano e além. Saiba como se posicionar diante deles e manter seus clientes seguros na sua carteira, além de possibilitar a aquisição de novos clientes.

Para isso, contrate um especialista em marketing ou garanta que uma boa agência possa cuidar das suas estratégias, enquanto você e sua equipe focam na execução dos serviços ou da venda dos produtos.

Cuidado com seu regime tributário!

Avalie bem a situação do seu regime tributário. Converse com seu contador de confiança e garanta que a sua empresa esteja inserida no regime mais vantajoso, a fim de não pagar impostos a maior.

Além disso, pode ser um bom momento para verificar se sua empresa não possui créditos tributários a receber devido a pagamentos de tributos anteriores a maior.

Quando se fala de impostos, todo cuidado é pouco e a ajuda profissional de uma contabilidade experiente faz a diferença! 

Pode ser a hora de terceirizar

Verifique a possibilidade de reduzir seus custos no ano de 2020 e terceirizar certos serviços, até mesmo aqueles que você julga que devem ser executados dentro da empresa.

Um exemplo disso é o departamento financeiro. Você não precisa cuidar das contas a pagar e a receber, do controle de fluxo de caixa e de outros ofícios do departamento por conta própria! É possível delegar isso a uma empresa de contabilidade que tenha o serviço de BPO Financeiro como uma das especialidades, como é o caso da Confirma Contábil, por exemplo.

Terceirizar o departamento financeiro é uma excelente oportunidade de não apenas reduzir os custos da empresa, mas também obter tempo e dinheiro para investir em áreas mais necessitadas e que podem fazer a diferença para captar clientes e fortalecer relacionamentos.


Com essas dicas rápidas de Planejamento Empresarial, você com certeza terá um ano muito mais tranquilo do que imagina! Em caso de dúvidas, entre em contato com a Confirma Contábil. Somos uma contabilidade no Centro de São Paulo e nossa sede está localizada na Aclimação.

Visite nosso escritório e surpreenda-se com uma estrutura e equipe preparadas especialmente para fazer sua empresa crescer.

Add a Comment

Your email address will not be published.