Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

O que é conciliação bancária e como fazer?

A conciliação bancária é uma parte importante da gestão do negócio. Apesar de ser uma “simples” conferência das contas bancárias com o controle financeiro da empresa, existem 4 passos básicos que você precisa seguir para ter sucesso.

Não é preciso dizer que o processo de conciliação bancária serve para garantir que o controle financeiro interno está correto, certo? É preciso que ele esteja alinhado com as informações do banco, isto é, as entradas e saídas das contas da empresa, evitando inconsistências e a falta de previsibilidade financeira.

Confira o passo a passo para dominar a conciliação bancária e ter controle financeiro na sua empresa

As movimentações financeiras precisam ser lançadas diariamente. Esse é o primeiro passo para ter controle sobre as entradas e saídas, garantindo que todas as contas bancárias da empresa estejam devidamente registradas e monitoradas.

Atenção redobrada nos registros financeiros

Devem ser registradas movimentações como tarifas bancárias, contas a pagar e receber – fornecedores e clientes, empréstimos, salários, impostos e quaisquer outras que sejam relacionadas a empresa. É importante que as contas do negócio sejam devidamente separadas das contas pessoais, visto que despesas de cunho pessoal podem atrapalhar o controle financeiro.

Conferência de saldo no extrato

A partir daí, os saldos inicial e final devem bater com o que é demonstrado no extrato bancário. Os números precisam bater, caso contrário, existe alguma irregularidade que deverá ser revista, conforme detalhamos abaixo. 

Divergências podem incluir datas incorretas e valores diferentes do esperado. Isso causa um sério problema no controle financeiro do negócio e precisa ser corrigido o quanto antes.

Analisando e corrigindo divergências

Quando se constata que há divergências no controle financeiro, é preciso analisar e entender o porquê da ocorrência.

Somente assim você pode desenvolver um plano para corrigir esse problema e garantir que ele não se repita. Comece corrigindo o controle interno e que as informações estejam perfeitamente refletidas. 

Pode acontecer do erro ser do banco? Sim, mas é uma situação incomum. O mais provável, quando um erro surge na conciliação bancária, é que o próprio empresário tenha cometido um deslize.

Enviando dados para sua contabilidade

Não deixe de guardar os comprovantes de pagamentos, as notas fiscais, boletos e quaisquer outros demonstrativos bancários, pois você precisará enviar esses dados para o seu contador ao final do mês. Contar com o apoio de uma contabilidade garante maior precisão e agilidade na conciliação bancária. Por isso, não deixe de solicitar o apoio do profissional contábil que cuida do seu negócio.

Com a Confirma Contábil, esse trabalho pode ser bastante facilitado para você e seu negócio. Nosso trabalho de BPO Financeiro absorve as demandas operacionais do seu departamento financeiro e garante que seu negócio possa focar em produtividade, praticidade e estratégia, enquanto nós cuidamos da burocracia e te ajudamos a reduzir custos, carga de trabalho repetitiva e a organizar seus processos com ênfase na agilidade e assertividade.

Add a Comment

Your email address will not be published.