Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Evite riscos, assine documentos sem sair de casa com um Certificado Digital!

Você ainda não possui um certificado digital? Essa ferramenta é imprescindível para quem precisa de segurança, agilidade, conformidade e deseja transmitir confiabilidade em seus negócios.

O Certificado Digital funciona como um documento em papel, porém, no ambiente digital. Ele garante que todos os documentos assinados por você e sua empresa tenham validade em todo território nacional. Funciona, literalmente, como uma assinatura digital, e dentro de um ambiente cada vez mais tecnológico e dinâmico, é preciso se adaptar o quanto antes.

Há serviços que exigem o uso do certificado digital (como a emissão de notas fiscais para certos tipos de empresas), enquanto também há benefícios para empresas e cidadãos que emitem esses certificados.

Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Menor burocracia;
  • Fim da necessidade de autenticar firma e assinar papéis;
  • Mais segurança;
  • Autenticidade para seus negócios;
  • Você pode emitir o seu sem sair de casa;
  • E, no caso do Certificado Digital em Nuvem da Confirma, acessibilidade.

Serviços que demandam um Certificado Digital

Para certas empresas que emitem notas fiscais, o Certificado Digital já deve ser um velho conhecido. Ele é necessário para o cumprimento desta obrigação.

Com o Certificado Digital, você pode:

  • Assinar e enviar documentos digitais (contratos, acordos, recibos, promissórias, declarações, etc.) com assinatura eletrônica
  • Enviar declarações e obrigações acessórias da empresa aos órgãos do governo 
  • Realizar transações bancárias online com segurança
  • Emitir passaportes, carteiras de habilitação e diplomas universitários
  • Participar de leilões eletrônicos e criar procurações eletrônicas
  • Assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais
  • Enviar declarações de Imposto de Renda à Receita
  • Enviar informações da empresa pelo sistema eSOcial e SPED
  • Fazer login em ambientes restritos como o Portal e-CAC da Receita Federal.

Certificado Digital – A1 e A3

O Certificado Digital A1 funciona como uma espécie de assinatura digital. É como se você apresentasse seu documento de identidade e sua assinatura toda vez que concluísse uma transação. Em outras palavras, confere confiabilidade e garante a idoneidade do seu trabalho.

Diferentemente do Certificado Digital A3, o A1 é completamente digital e não precisa de um token ou smartcard para funcionar. Ele possui validade de um ano e pode ser utilizado em qualquer computador.

Já o certificado digital A3 precisa de um token ou smartcard, sendo armazenado como se fosse em um pendrive. O empresário pode levar esse certificado para onde quiser, desde que tenha em mãos o dispositivo de armazenamento. Basta utilizar uma senha para assinar os dados com a mesma segurança de um certificado digital. Só é um pouco menos prático.

Certificado Digital em Nuvem

O Certificado Digital em Nuvem funciona exatamente como descrito acima. Porém, ele é ainda mais avançado, e pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a Internet.

Isso promove um ganho gigantesco em agilidade para você e sua empresa, que podem assinar documentos até mesmo pelo seu celular com toda a segurança e confiabilidade que você espera.

Certificado Social

Além disso, há também o certificado social, um documento necessário para acessar o Conectividade Social, braço online do serviço que serve como canal de relacionamento entre empresas e a Previdência. Há, ainda, certificados que garantem a segurança da empresa e do consumidor em transações de comércio eletrônico, fazendo surgir aquele ícone de cadeado nos navegadores.

Como obter um Certificado Digital

Apenas Certificadoras Autorizadas podem emitir um Certificado Digital. A Confirma Contábil é uma delas e, com o nosso apoio, você pode ter seu Certificado Digital sem sair de casa.

Recentemente, por conta do enfrentamento à pandemia do Coronavírus, os órgãos competentes decidiram que as certificadoras podem realizar a emissão e renovação do Certificado Digital através de videoconferência. Ou seja, basta agendar um horário conosco, seguir nossas orientações e receber seu Certificado Digital.

É simples, rápido e prático.

Add a Comment

Your email address will not be published.