skip to Main Content
Empreendedor Digital: O Incentivo Para Abrir Sua Empresa

Empreendedor digital: o incentivo para abrir sua empresa

Ser empreendedor digital é ser visionário. E fazer o negócio sair do papel é algo desejado por muitos.

Já ouviu aquela famosa frase “trabalhe com o que ama e não terá que trabalhar um dia sequer”?

Pois bem. É assim que muitos empreendedores digitais resolvem abrir suas empresas e deixam de ser empregados de outras pessoas.

Além da oportunidade de se realizarem profissionalmente, esses visionários trabalham muitas horas. E muito mais motivados, já que estão construindo seus impérios.

Estatística nacional

A cada ano cresce absurdamente o número de empresas que abrem suas portas.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 1,3 milhão de empresas ativas. Isso só no segmento de serviço!

Ou seja, muita gente está confiante de que esse é o caminho certeiro.

Mas e os riscos envolvidos? Será que vale a pena mesmo abrir uma empresa? Quais são os principais fatores que levam os empreendedores digitais a abrirem empresa?

Conhecer essas respostas pode fazer você criar coragem para seguir em frente e alçar voos por esse país afora.

Especialmente quando há incentivos do governo, como a nova “MP da Liberdade Econômica”, editada nesta semana pelo governo federal.

De uma coisa, tenha certeza. Você não estará sozinho nesse processo!

E para inspirá-lo ainda mais nessa jornada do empreendedorismo digital, vamos abordar neste artigo:

– Fatores que levam o empreendedor digital a abrir sua empresa

– Realização pessoal

– MP da Liberdade Econômica

– Existe vida lá fora

–  A tão sonhada aposentadoria

– Ser seu próprio chefe

– O melhor para minha empresa

Fatores que levam o empreendedor digital a abrir sua empresa

São muitos os motivos que levam os empreendedores digitais a criarem um negócio próprio. Entre os mais citados em pesquisas estão:

  • Tirar o sonho do papel
  • Autorrealização
  • Ser independente
  • Ter autonomia para tomar decisões
  • Ganhar mais dinheiro
  • Enfrentar novos desafios
  • Ter uma renda complementar na aposentadoria
  • Incentivos do governo
  • Desemprego

Empreendedor digital e realização pessoal

Sem dúvidas, essa é a razão número 1. O fator primordial de uma abertura de empresa para a maioria dos empreendedores digitais é a realização de um sonho.

Quem não quer ser seu próprio chefe?  Quem não quer fazer uma coisa que realmente gosta? Quem não quer ter uma empresa para deixar para seus filhos ou netos tocarem no futuro?

Quando se faz algo que gosta, é muito comum fazer com mais intensidade e mais paixão. Além disso, o trabalho, com certeza, rende mais.

E o resultado não deixa a desejar. A maioria dos empreendedores digitais que já passou por esse processo de abertura de empresa, associa esse fato à realização pessoal.

MP da Liberdade Econômica

Pois bem. Quando há algum incentivo do governo para a abertura de empresa, a motivação aumenta ainda mais. Até quem estava em dúvida sobre a iniciativa, se anima!

Na última terça-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que reduz a burocracia para pequenos negócios e startups – que têm sempre à frente, um empreendedor digital.

Instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República em casos de relevância e urgência, a nova MP tem sido chamada dentro do governo de medida provisória da “liberdade econômica”.

Segundo o texto, as startups e pequenas empresas não precisarão de alvará de funcionamento para testar novos produtos e serviços. Olha que boa notícia para incentivar o empreendedor digital!

Claro, os itens não podem afetar a saúde ou a segurança pública e sanitária. Nem pode haver uso de materiais restritos. Isso está previsto na nova medida provisória.

De acordo com o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, a ideia é que o estado não precise autorizar, dar alvará ou licença.

Ou seja, a atividade de baixo risco não precisará ser verificada pelo Estado e a empresa poderá começar a operar imediatamente.

Ainda segundo Uebel, evidentemente, você terá que fazer a abertura da sua empresa, os cadastros, registros fiscais e previdenciários. Um ótimo começo, não?

As novas regras entram em vigor após a publicação no “Diário Oficial da União”. O Congresso Nacional tem até 120 dias para aprovar o texto.

Existe vida lá fora

Além desses que citamos, há também outro motivo relevante para a abertura de empresa, especialmente, no atual contexto do país: o desemprego.

Diante de uma demissão ou até por estarem sem oportunidades há algum tempo, muitas pessoas sonham em ter uma opção de renda familiar.

E se puderem conciliar com algo que sonham em trabalhar, melhor ainda. Assim, elas aprendem que “existe vida lá fora” da empresa onde eram, muitas vezes, apenas um número.

O último dado publicado pelo IBGE em março de 2019 aponta que há 13,1 milhões de desempregados no Brasil.

Há também um grande número de ex-funcionários que não conseguem recolocação no mercado e optam por continuar na mesma área de seus empregos anteriores, mas com seus próprios negócios.

empreendedor-digital-aposentadoria

A tão sonhada aposentadoria

Uma fase muito esperada por todos os trabalhadores é a aposentadoria. Mas uma pessoa que esteve ativa no mercado por mais de 30 anos, nem sempre consegue se adaptar a não ter uma ocupação.

Com isso, alguns aposentados tornam-se empreendedores digitais e abrem uma empresa para continuar trabalhando e se ocupando. Outros também conseguem incluir a família em seus negócios e deixar para ela seus empreendimentos como herança.

Ser seu próprio chefe

Imagine só que honra poder trabalhar para você! Não desanime se as dificuldades aparecerem.

Vista a camisa, visualize seus lucros, escolha bem sua equipe, trabalhe com garra e foque no seu objetivo.

Quando trabalhamos para nós mesmos, temos a tendência de fazer tudo com mais alegria e motivação.

O mais célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda moderna, Constantin Bracusi, eternizou uma frase que poderia bem explicar o processo de abertura de empresa:

“As coisas não são difíceis de fazer, o difícil é nos dispormos a fazê-las”.

O melhor para sua empresa

Depois que o empreendedor digital está disposto a abrir sua empresa, é claro que quer trilhar o melhor caminho.

Nós podemos ajudar o empreendedor digital nessa jornada da abertura de empresa. A Confirma Contábil possui a experiência e os profissionais adequados para fazer seu negócio sair do papel.

Isso porque uma das soluções que a Confirma Contábil oferece para o empreendedor digital que está iniciando sua startup é justamente a abertura de empresa.

Todos sabem a importância de ser bem assessorado nessa fase inicial! O processo é amplo. Tem várias etapas que vão desde o planejamento até a certificação digital.

E a Confirma Contábil tem a solução completa para você que quer abrir sua empresa.

Com isso, você pode focar naquilo que realmente te motivou a ter essa iniciativa. Então, envie um e-mail com suas dúvidas. Estamos sempre à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top