Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Dicas de Gestão: Contratar funcionários ou terceirizar?

A contratação de funcionários traz várias dúvidas para o empresário. Afinal, vale a pena contratar ou é melhor terceirizar?

Ambas escolhas possuem suas vantagens e desvantagens. Entender os prós e os contras tornará o seu trabalho muito mais prático e estratégico.

Pensando em sanar essas dúvidas que podem estar passando pela sua mente agora, preparamos um artigo que detalha os aspectos mais e menos vantajosos da contratação e da terceirização.

Contratar Funcionários ou terceirizar – Qual escolher?

Vamos falar de custos?

Quando você terceiriza uma função, se vê livre de uma série de obrigações relacionadas a encargos trabalhistas, tais como:

  • Vale-Transporte;
  • Vale-Refeição ou Alimentação;
  • Férias Remuneradas de 30 dias;
  • 13º Salário;
  • Aviso Prévio;
  • FGTS;
  • Seguro-Desemprego;
  • Licença-Saúde;
  • Licença-Maternidade;
  • 15 dias de salário para acidentes;
  • E muitos outros custos adicionais do regime CLT.

Os impostos que você pagará também serão menores, visto que não será preciso pagar a contribuição para o INSS e o IRPF. Os impostos da Nota Fiscal também não são sua obrigação, eles devem ser pagos pelo empregado.

Por que terceirizar serviços?

Bem, só a parte de custos já deixa claro: terceirizar é muito mais vantajoso do que contratar CLT. A economia alcançada é considerável e você pode direcionar esse dinheiro a áreas mais necessitadas de investimentos na sua empresa.

Quando você fecha um contrato com um prestador de serviços, está buscando um profissional que presta serviços em determinada área de atuação. Isso significa que ele precisa ter uma maturidade profissional e experiência maiores.

A produtividade é bem maior. Além disso, a empresa economiza tanto, que pode oferecer salários maiores aos seus funcionários atuais, obtendo uma vantagem competitiva para atrair novos colaboradores.

As desvantagens de terceirizar

O risco de ações trabalhistas é real. Caso o prestador de serviços vá até a Justiça e peça o reconhecimento do vínculo trabalhista, é difícil para a empresa comprovar que este não existe. E caso você seja derrotado, os direitos retroativos deverão ser pagos integralmente, além dos custos dos tributos não recolhidos. Toda a economia que você teve ao terceirizar serviços poderia ir por água abaixo e ainda trazer custos mais altos.

Por isso, você precisa pensar bem em quem você irá contratar. Confiança, atenção aos prazos e honestidade são indispensáveis

A falta de exclusividade e a flexibilidade da jornada de trabalho também são pontos que precisam ser destacados. O PJ faz os próprios horários e terá seus próprios clientes, ainda que trabalhe 8 horas completas para você. Por isso, fique atento às suas necessidades e ao perfil de profissional que você quer contratar.

O PJ, por si só, não pode ter sua empresa como único cliente. Isso caracteriza vínculo empregatício. Por isso, é até positivo que ele tenha seus próprios clientes.

No caso do CLT, isso não acontece. O trabalhador de carteira assinada é exclusivo da sua empresa e tem uma jornada de trabalho determinada. 

Agora, qual é a melhor opção de contratação de funcionários para você? Em caso de dúvidas, entre em contato com a Confirma Contábil. Te ajudamos a preparar tudo para que você possa terceirizar serviços ou contratar funcionários sem dor de cabeça, independentemente do regime tributário.

Add a Comment

Your email address will not be published.