skip to Main Content
Descubra Como Você Pode Montar Uma Indústria De Alimentos

Descubra como você pode montar uma indústria de alimentos

Muitos empreendedores têm o desejo de montar uma indústria de alimentos. A explicação para isso pode ser notada pela evolução no desempenho do setor: o faturamento de 2016 foi de R$ 614,3 bilhões, o que representou um crescimento nominal de 9,3% em relação a 2015, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA).

Entretanto, montar uma indústria de alimentos não é uma tarefa simples. O setor da alimentação impõe diversas exigências sanitárias e é preciso lidar com estoques de produtos perecíveis e conseguir administrar de forma assertiva os custos operacionais em um mercado tão concorrido.

Para ajudá-lo nessa missão, veremos neste artigo como você pode montar uma indústria de alimentos. Confira!

Planeje o seu negócio

O primeiro passo para montar uma indústria de alimentos é planejar. Quais serão os produtos vendidos? Quem é o seu público-alvo? Como funcionarão as operações da sua empresa? Qual é o seu verdadeiro objetivo?

Definir toda a motivação por trás da sua indústria de alimentos é fundamental para o seu sucesso. Afinal de contas, se você não possuir um bom posicionamento será muito difícil conquistar um bom lugar no mercado.

Estude o mercado

Por melhor que seja a situação atual do segmento de alimentação, você precisa levar em conta que existem diversas outras organizações lutando para conquistar os clientes. Por isso, faça um estudo para identificar onde estão as melhores oportunidades e quais são os pontos fortes que podem levá-lo ao sucesso.

Além disso, busque conhecer a fundo quem são os seus clientes e procure por fornecedores de confiança – afinal, eles serão fundamentais para a viabilidade das suas operações.

Conheça as normas sanitárias

Para montar uma indústria de alimentos será preciso seguir uma série de normas impostas pela vigilância sanitária, que têm o objetivo de eliminar os altos riscos de contaminação que podem ocorrer na manipulação de alimentos. Procure conhecer e se adequar a todas essas normas para evitar futuras complicações para a sua empresa.

Legalize a sua empresa

Montar uma indústria de alimentos não significa apenas juntar equipamentos, matérias-primas e começar a produção. É preciso registrar e legalizar essa empresa perante os órgãos públicos – incluindo a definição da organização societária, constituição da empresa, registro do CNPJ, enquadramento tributário, entre outros procedimentos.

Um escritório de contabilidade pode oferecer uma boa orientação em relação a todas essas decisões – que podem, inclusive, reduzir os custos do seu negócio e aumentar a sua viabilidade financeira.

Pense nas operações da empresa

Como funcionará a produção da sua indústria? Você já pensou sobre o layout que será adotado e em todos os procedimentos envolvidos nas operações? Isso é fundamental para que você consiga obter um bom desempenho – afinal, quanto mais eficiente for a sua produção, maior pode ser o número de vendas realizadas.

Saiba lidar com as finanças

Por fim, montar uma indústria de alimentos bem-sucedida requer que você tenha uma boa relação com as finanças. Afinal de contas, será preciso coordenar o investimento inicial e as despesas operacionais com as receitas obtidas com as atividades.

Quando mais assertivo for o controle de todas as movimentações financeiras da sua empresa, melhores serão os resultados financeiros obtidos ao final do período. E um bom lucro é o objetivo de qualquer empreendedor, certo?

O que você achou das dicas para montar uma indústria de alimentos? Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto?

Entre em contato com a Confirma Contábil e tire todas as suas dúvidas!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top