Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Covid-19 – o que a pandemia diz sobre a segurança da sua empresa?

O empresário médio não poderia ter previsto uma pandemia do porte do novo Coronavírus em 2020 – e nem deve, não é o trabalho dele. Mas, a crise que enfrentamos e o impacto dela acendem um alerta para a gestão do seu negócio.

Quando foi a última vez que você parou para analisar os riscos aos quais sua empresa está sujeita? Eventos internos, ameaças externas e acontecimentos de força maior com poder para quebrar as finanças, interromper atividades e causar dores de cabeça imensuráveis?

Pois, bem. Isso é muito necessário e, inclusive, é algo que empresas de Segurança da Informação e Governança oferecem, não só no que diz respeito a software, mas também dos processos executados e da estrutura tecnológica como um todo.

Gestão de Riscos – uma velha conhecida da administração de empresas

Quem estudou gestão de negócios já deve conhecer a análise de riscos para uma empresa. Desde a concepção da empresa, é preciso realizar uma avaliação de eventuais ameaças e classificar o risco que elas apresentam ao negócio. É necessário, ainda, descrever medidas para mitigar esses riscos e manter a empresa segura.

É ideal que essa gestão aconteça antes do início de cada projeto. Dessa forma. Assim, é possível pensar em medidas para evitar riscos, mitigar impactos e garantir a manutenção do trabalho.

Nesse momento, são avaliadas diversas ameaças possíveis. É preciso realizar um brainstorm com as lideranças e elencar eventuais acontecimentos que coloquem em risco:

  • A estrutura física;
  • A tecnologia utilizada para o trabalho;
  • Os colaboradores e lideranças;
  • O mercado (de forma a modificar a demanda pelos seus produtos e serviços).

Os riscos aos quais sua empresa está sujeita

É verdade, pandemias são, até um nível, imprevisíveis. Mas, vários outros riscos que demandam medidas similares devem ser colocados em pauta.

Na occorência de um desastre natural ou da impossibilidade dos colaboradores trabalharem nas instalações da empresa, é necessário encontrar uma forma de contornar o problema para não sofrer com impactos financeiros. O home office é uma alternativa, mas não a única. É necessário escolher a melhor opção, considerando a relação custo x benefício.

Considerar pandemias na gestão de riscos também é uma boa ideia daqui para frente. Você sentiu na pele (e no bolso) como esse tipo de situação é prejudicial para os negócios, sem contar toda a questão da saúde. Por isso, é preciso começar a considerar essas eventualidades e desenvolver planos B, C, D e E.

A gestão de riscos vai muito além de situações macro, também alcançando detalhes menores. Softwares desatualizados, má fé de colaboradores, sabotagem e até o surgimento de concorrentes podem impactar o seu negócio de maneira negativa. É preciso estar preparado.

O papel da contabilidade nisso tudo

A contabilidade possibilita a você preparar sua empresa para eventuais desafios. Estar em conformidade com a legislação, ter as finanças em dia, pagar os impostos corretamente e saber como economizar de forma estratégica. Esses são apenas alguns dos benefícios que uma contabilidade proporciona à sua empresa. Muito mais que emitir guias, somos profissionais especialistas na gestão contábil, tributária e financeira.

Ajudamos empresários como você a manter as rotinas do espectro contábil em dia para que, durante uma crise ou evento incomum, seu negócio esteja protegido.

Add a Comment

Your email address will not be published.