Contratação de Funcionários – CLT OU PJ?

A contratação de funcionários traz várias dúvidas para o empresário, principalmente a respeito do regime: CLT ou PJ?

Muitas empresas estão optando por contratar funcionários PJ, por ser mais barata. Contudo, é algo que envolve seus prós e seus contras! Entender as vantagens de cada uma dessas categorias tornará o processo de contratar novos funcionários muito mais prático e estratégico.

Pensando em sanar essas dúvidas que podem estar passando pela sua mente agora, preparamos um artigo que detalha os aspectos mais e menos vantajosos da contratação de PJ e de CLT.

Contratação de Funcionários PJ ou CLT – Qual escolher?

Vamos falar de custos?

Quando você contrata um funcionário PJ, se vê livre de uma série de obrigações relacionadas a encargos trabalhistas, tais como:

  • Vale-Transporte;
  • Vale-Refeição ou Alimentação;
  • Férias Remuneradas de 30 dias;
  • 13º Salário;
  • Aviso Prévio;
  • FGTS;
  • Seguro-Desemprego;
  • Licença-Saúde;
  • Licença-Maternidade;
  • 15 dias de salário para acidentes;
  • E muitos outros custos adicionais do regime CLT.

Os impostos que você pagará também serão menores, visto que não será preciso pagar a contribuição para o INSS e o IRPF. Os impostos da Nota Fiscal também não são sua obrigação, eles devem ser pagos pelo empregado.

Por que contratar um PJ e não um CLT?

Bem, só a parte de custos já deixa claro: contratar PJ é muito mais vantajoso do que contratar CLT. A economia alcançada é considerável e você pode direcionar esse dinheiro a áreas mais necessitadas de investimentos na sua empresa.

Quando você contrata um PJ, está buscando um profissional que presta serviços em determinada área de atuação. Isso significa que ele precisa ter uma maturidade profissional e experiência maiores.

A produtividade é bem maior. Além disso, a empresa economiza tanto, que pode oferecer salários maiores aos seus funcionários PJ, obtendo uma vantagem competitiva para atrair novos colaboradores.

As desvantagens da contratação de funcionários PJ

O risco de ações trabalhistas é real. Caso o empregado vá até a Justiça e peça o reconhecimento do vínculo trabalhista, é difícil para a empresa comprovar que este não existe. E caso você seja derrotado, os direitos retroativos deverão ser pagos integralmente, além dos custos dos tributos não recolhidos. Toda a economia que você teve ao contratar um PJ poderia ir por água abaixo e ainda trazer custos mais altos.

Por isso, você precisa pensar bem em quem você irá contratar. Confiança, atenção aos prazos e honestidade são indispensáveis

A falta de exclusividade e a flexibilidade da jornada de trabalho também são pontos que precisam ser destacados. O PJ faz os próprios horários e terá seus próprios clientes, ainda que trabalhe 8 horas completas para você. Por isso, fique atento às suas necessidades e ao perfil de profissional que você quer contratar.

O PJ, por si só, não pode ter sua empresa como único cliente. Isso caracteriza vínculo empregatício. Por isso, é até positivo que ele tenha seus próprios clientes.

No caso do CLT, isso não acontece. O trabalhador de carteira assinada é exclusivo da sua empresa e tem uma jornada de trabalho determinada. 

Agora, qual é a melhor opção de contratação de funcionários para você? Em caso de dúvidas, entre em contato com a Confirma Contábil. Te ajudamos a preparar tudo para que você possa contratar funcionários sem dor de cabeça, independentemente do regime tributário.

Você gostou? Toda semana publicamos artigos e informativos exclusivo para empreendedores como você. O Canal Empreendedor é o portal de comunicação e notícias da Confirma Contábil. Uma contabilidade moderna e digital, localizada na cidade de São Paulo, próximo da estação Vergueiro do metrô.

Quer abrir uma empresa ou acelerar os resultados da sua atual, com mais economia, segurança e agilidade? Fale com nosso time! Fale pelo Whatsapp ou Clique aqui.

Deixe sua avaliação!

Seja o primeiro a avaliar!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Compartilhe!

Icone Newsletter - Confirma Canal Empreendedor

Quer ficar mais informado?

Assina nossa newsletter e recebe conteúdos exclusivos por e-mail