Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Como reduzir custos na empresa – 5 pequenas medidas que fazem toda a diferença

Muitos empresários sonham em saber como reduzir custos na empresa sem precisar tomar medidas extremas e que possam comprometer a eficiência dos serviços e a qualidade dos produtos.

É natural, afinal, queremos economizar em tempo e em dinheiro, mas não na qualidade que é entregue ao cliente final. Pensando nisso, hoje trazemos um artigo com 5 dicas sobre como reduzir custos na sua empresa!

Ficou curioso? Então, veja só!

Como reduzir custos na empresa com 5 dicas

1 – Você precisa compreender cada um dos seus custos

Esse é o primeiro passo. Se você não conhece os custos que a sua empresa possui, sejam eles fixos ou variáveis, está com problemas sérios.

É difícil imaginar uma empresa falir “apenas” porque não conhece seus custos, mas uma gestão de custos falha acarreta em vários outros problemas, que podem surgir mais cedo ou mais tarde na sua empresa.

Entenda quais são os custos primordiais para sua empresa funcionar, quais variam de acordo com o tempo, com a sazonalidade ou com situações específicas e analise os motivos por trás desses custos, o que eles te trazem como benefício em troca do dinheiro desembolsado e se existem opções mais rentáveis.

2 – Certifique-se de que as despesas que deseja cortar não trarão ainda mais prejuízos

Despesas que precisam ser cortadas demonstram sinais silenciosos com i passar do tempo e, em determinado momento, provocam um impacto que você pode sentir a distância.

Esses custos costumam dar as caras, para nós empresários, quando o impacto no caixa é grande, mas vale a pena ficar atento aos sinais de que algo não vai bem. Os custos estão subindo e a lucratividade só diminui?

Antes de cortar um custo que julga desnecessário, certifique-se de que a redução do dito custo não causará uma cadeia de eventos que custarão ainda mais caro para a sua empresa.

O mesmo vale para fornecedores. Antes de encerrar o relacionamento com determinada empresa, tenha certeza de que isso não impactará as suas vendas ou a percepção que seus clientes possuem de você.

Uma redução brusca nas vendas pode exigir que você readquira o fornecedor, e ninguém garante que o custo disso se manterá como da outra vez.

3 – Atenção ao ambiente

Essa dica faz uma diferença maior do que muitos empresários imaginam.

O ambiente de trabalho pode ser fonte de frustrações, stress, situações constrangedoras e até mesmo exaustão emocional.

Por isso, é importante dar atenção ao que os colaboradores estão dizendo, se você quiser dominar os segredos de como reduzir custos na empresa!

Um ambiente que favorece a desmotivação prejudica a produtividade e possibilita mais atrasos, demissões, desentendimentos e erros. Tudo isso impacta seu cliente de forma direta, não se esqueça!

4 – Conte com ajuda profissional

Você não precisa ser um especialista em redução de custos para sua empresa. Pelo contrário! O certo é contar com o apoio de especialistas na Contabilidade para empresas como a sua; tanto em porte quanto em segmento.

Somente um contador com experiência e expertise será capaz de fornecer uma ampla análise sobre os cenários possíveis de serem explorados pelo negócio, seja para reduzir custos ou aumentar a lucratividade, diminuir ou ampliar investimentos.

É também a Contabilidade que te ajuda a economizar com certos impostos! Muitas empresas no Brasil pagam impostos a maior, e nem têm ideia de que podem recuperar os valores em forma de créditos ou mesmo de dinheiro.

Tudo depende de uma análise tributária profunda.

5 – Pare de esquentar a cabeça com o departamento financeiro!

O departamento financeiro é uma parte indispensável da sua empresa, é verdade. Mas. Você não precisa focar nele o tempo todo.

Na realidade, existem empresas que cuidam do seu financeiro sem nem mesmo tocar em um único centavo seu!

Não há como reduzir custos na empresa de forma estratégica sem o apoio de uma contabilidade!

Procurar contabilidades que trabalham com a terceirização financeira já te ajuda com tudo que descrevemos na dica acima, além de remover a burocracia dos processos conduzidos pelo seu setor financeiro, eliminar custos trabalhistas com os funcionários do setor e facilitar o seu controle e tomada de decisões.

Felizmente, a Confirma Contábil coloca todas essas dicas em prática para você!

Conte com a nossa ajuda para obter os resultados que você precisa sem deixar o controle financeiro de lado! Aqui, você é mais que um cliente, é nosso parceiro!

Entre em contato e descubra as possibilidades para sua empresa!

Add a Comment

Your email address will not be published.