Como fazer o controle de estoque de uma editora?

O controle de estoque de uma editora é fundamental para que o negócio possa efetivamente dar certo. Por meio dele, é possível evitar o acúmulo ou a falta de livros e revistas, assim como ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa.

O controle traz um benefício financeiro para o empresário, pois estar preparado para fazer a reposição com rapidez daquele título de sucesso permitirá que não se percam oportunidades de venda.

Agora, se o livro em questão não tem uma boa saída, com o controle de estoque de uma editora é possível se preparar para colocá-lo à venda com preços promocionais, de modo a incentivar que a quantidade estocada acabe, bem como saber que determinada obra não deve receber novas edições.

No entanto, para que o controle de estoque de uma editora ocorra de forma bem-sucedida, é necessário seguir algumas etapas, que vão além de acelerar ou parar a produção dos livros. A seguir, confira dicas.

1. Crie padrões de organização para ter o controle de estoque de uma editora

Antes de falarmos em quantidades, é preciso organizar o estoque. Primeiramente, os livros devem ser armazenados em local organizado e limpo. Isto facilita bastante o atendimento com agilidade de algum pedido ou a localizar um determinado exemplar.

É preciso respeitar os requisitos de temperatura, umidade, circulação de ar, evitando que haja perda de material caso os itens fiquem longo tempo armazenados na editora. A organização por ordem alfabética, títulos ou até mesmo autores, pode facilitar para encontrar os produtos em estoque, agilizando, desta forma, o processo.

2. Defina processos e responsabilidades

Como vimos, o material precisa estar armazenado em local limpo e organizado. Para que isso aconteça, é preciso que alguém se responsabilize em manter esse ambiente nas melhores condições, assim como ter o controle do fluxo de entradas e saídas de material.

É fundamental, além de manter o espaço organizado, saber o que chegou da gráfica, e, também, o que deixou o estoque para o ponto de venda. Apenas desta forma é possível evitar que haja títulos em número excessivo em estoque ou que faltem os de alto giro.

Dentro desse processo, a construção de um fluxograma pode auxiliar a entender o que está entrando em estoque e o que mais sai, para acelerar a produção, e o que está parado em estoque e precisa ser movimentado de alguma forma.

3. Defina datas e períodos de produção

Todo o processo que vimos é crucial para a boa operação da empresa. Ter procedimentos de controle de estoque de uma editora bem definidos pode levar a uma gestão exitosa e evitar o desperdício. Mediante um rígido controle, é possível definir as datas de produção de novos produtos, sem deixar que o estoque zere completamente.

Por exemplo, se o produto em questão é um livro que foi lançado e está fazendo o maior sucesso, por meio do controle de estoque você pode estabelecer a quantidade da primeira tiragem e, à medida que esse número armazenado for diminuindo, definir uma data de produção de uma nova leva e de entrega da gráfica para a editora.

4. Defina volume mínimo e máximo para cada produto

Dentro das editoras, há aqueles títulos de maior sucesso e os de menor expressão, por isso, é preciso conhecer o público-alvo para uma gestão de estoque bem-sucedida.

Para calcular de modo a não ter prejuízos, considere a velocidade da rotatividade, que é o giro de estoque, o preço pago e a economia de escala em caso de pedidos de quantidades maiores, prazo de entrega de seu fornecedor e tempo entre o recebimento da mercadoria e a distribuição para o seu cliente final.

5. Crie planilhas ou busque ajuda de softwares

Há muitas formas de fazer o controle de estoque de uma editora. Incluir dentro desse processo as planilhas de Excel e softwares específicos é uma maneira de fazer uma boa gestão, otimizando o processo e tornando-o menos suscetível a erros.

Ao utilizar um software que auxilie no controle do estoque online, o gestor poderá ter acesso rápido aos dados e tomar decisões que levem à melhoria do processo.

Mas tudo isso só irá funcionar se houver muita disciplina e se a prática for realizada sempre, não apenas no momento da implantação, mas como um padrão de operação.

O que você achou das dicas de controle de estoque de uma editora? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Confirma Contábil e tire todas as suas dúvidas! Sucesso e até a próxima!

Você gostou? Toda semana publicamos artigos e informativos exclusivo para empreendedores como você. O Canal Empreendedor é o portal de comunicação e notícias da Confirma Contábil. Uma contabilidade moderna e digital, localizada na cidade de São Paulo, próximo da estação Vergueiro do metrô.

Quer abrir uma empresa ou acelerar os resultados da sua atual, com mais economia, segurança e agilidade? Fale com nosso time! Fale pelo Whatsapp ou Clique aqui.

Deixe sua avaliação!

Seja o primeiro a avaliar!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Compartilhe!

Icone Newsletter - Confirma Canal Empreendedor

Quer ficar mais informado?

Assina nossa newsletter e recebe conteúdos exclusivos por e-mail