Entenda como definir o capital social da sua empresa

Constituir um empreendimento é um processo que envolve dúvidas, aprendizado e desafios. Uma das dúvidas mais recorrentes durante a abertura de uma empresa é sobre o Capital Social.

O que é e como definir esse Capital Social? Ele é realmente importante?

Se essas perguntas permeiam sua mente, fique tranquilo. Não é uma dúvida de outro mundo, e muitos empreendedores como você têm esses mesmos questionamentos.

Separamos algumas dicas para facilitar a sua gestão e garantir que você comece sua empresa com o pé direito.

O que é Capital Social e qual a importância dele?

O Capital Social é indispensável. Você não pode começar um negócio sem ele. Trata-se do valor estabelecido pelos sócios ou acionistas no momento da abertura da empresa. É a quantia bruta que é investida para iniciar as atividades do negócio, considerando o tempo em que o empreendimento ainda não irá gerar receita suficiente para se sustentar.

O Capital Social é usado para a manutenção da empresa. É um recurso que pode ser utilizado para comprar equipamentos, contratar serviços, adquirir tecnologias e quaisquer outras necessidades para que o seu negócio funcione.

Como definir o Capital Social?

Agora que você já sabe o que é o Capital Social e qual sua importância, precisa aprender a defini-lo. O problema é que o Capital Social varia de empresa para empresa, e depende bastante das suas necessidades, do porte do negócio e de vários outros aspectos. Quando você não tem ideia de que valor deve usar para começar, o mais recomendado é começar com pelo menos R$ 1.000,00, porque pode alterar esse valor posteriormente e já consegue cobrir pelo menos o primeiro mês de operação. Claro, é preciso analisar as necessidades do negócio e verificar se esse valor é compatível com as aquisições que deverão ser realizadas.

Começar com um Capital Social de valor razoável é imprescindível. Além de cobrir possíveis despesas, se você está regularizando uma empresa já existente, provavelmente tem clientes que só estão esperando você ter um CNPJ para poder fazer negócios. Dessa forma, o Capital Social se torna uma preocupação secundária, já que você terá recursos para se manter e já terá clientes batendo à sua porta.

Os já citados R$ 1.000,00 devem ser suficientes para custear as despesas com a contabilidade, a documentação e os custos iniciais da abertura ou regularização da empresa. Destaque para a contabilidade, que será um importante aliado não apenas durante o início da sua empresa, mas ao longo de toda sua jornada.

Definindo o Capital Social de acordo com o modelo da empresa

No caso de a sua empresa ser uma EIRELI, o capital social deverá ser de pelo menos 100 salários mínimos. Porém, não é necessário comprovar o valor, apenas deverá ser preciso tê-lo disponível na conta bancária. No caso de não ter esses valores, ocorrerá uma incompatibilidade na sua declaração de IRPF do ano seguinte, visto que você deverá declarar que possui uma empresa no valor de 100 salários mínimos.

Além disso, toda atualização no contrato social da EIRELI também demanda uma atualização no Capital Social. Os valores devem ser atualizados de acordo com as mudanças no valor do salário mínimo vigente, portanto, é preciso ter bastante atenção.

Felizmente, o contador te ajuda a realizar tudo isso e muito mais.

No caso do MEI, a definição do Capital Social é muito mais fácil. O MEI pode começar uma empresa com qualquer valor, já que o importante para o Microempreendedor Individual é o limite de faturamento.

Viu só? Não é tão difícil lidar com o Capital Social de uma nova empresa. Mas, novamente, é fundamental contar com o apoio de uma contabilidade especializada. Isso evita erros e garante pontualidade e assertividade não apenas ao Capital Social, mas a cada uma das suas obrigações.

Você gostou? Toda semana publicamos artigos e informativos exclusivo para empreendedores como você. O Canal Empreendedor é o portal de comunicação e notícias da Confirma Contábil. Uma contabilidade moderna e digital, localizada na cidade de São Paulo, próximo da estação Vergueiro do metrô.

Quer abrir uma empresa ou acelerar os resultados da sua atual, com mais economia, segurança e agilidade? Fale com nosso time! Fale pelo Whatsapp ou Clique aqui.

Deixe sua avaliação!

Média de avaliação 0 / 5. Total: 0

Seja o primeiro a avaliar!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Compartilhe!

Icone Newsletter - Confirma Canal Empreendedor

Quer ficar mais informado?

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *