Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Assinatura Digital x Assinatura Eletrônica – Saiba a diferença!

As assinaturas em papel estão ficando para trás, dando espaço ao Certificado Digital, cuja importância transcende as obrigações e já confere inúmeros benefícios e vantagens para seus usuários.

Com isso, os gastos com papel também diminuem, suas finanças agradecem e o planeta também. Pelo menos, em teoria, menos papel significa mais árvores. A segurança e a agilidade promovidas por um Certificado Digital são inquestionáveis.

Estamos falando de um documento digital, cuja validade está presente em todo território nacional, e o empresário pode assiná-lo onde e quando quiser, bastando apenas ter uma conexão com a Internet. É muito mais prático e seguro do que papéis, que podem ser perdidos, extraviados ou danificados.

Mas, qual é a diferença entre a assinatura digital e a assinatura eletrônica?

Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica

Ambas possuem seu valor jurídico, mas são bem diferentes, não apenas nos nomes, mas também em seu uso. 

Que fique claro: toda assinatura digital é eletrônica, mas nem toda assinatura eletrônica é digital. Assinaturas eletrônicas utilizam senhas e meios eletrônicos para sua validação, e é muito segura, pois depende de processos rigorosos de validação.

Com a assinatura eletrônica, o empresário pode fechar negócios mais rápido, reduzir seus custos com papel e muito mais, sem perder a confiabilidade e a transparência de documentos reconhecidos em cartório, por exemplo.

As assinaturas eletrônicas podem ser utilizadas em diversos tipos de documento, incluindo: 

  • Contratos de aluguel;
  • Seguros e planos de saúde;
  • Formulários de RH;
  • Contratos de compra e venda com fornecedores;
  • Assinatura de serviços;
  • Operações bancárias;
  • Notificações jurídicas;
  • E muito mais.

Mas… A maioria das assinaturas eletrônicas, apesar de muito seguras, não se compara ao que a assinatura digital promove.

A assinatura digital é parte do Certificado Digital, e utiliza algoritmos de criptografia assimétrica para trazer o máximo de segurança e autenticidade em documentos, e é composta por uma chave privada, que por sua vez, utiliza um conjunto de códigos criptografados para a identificação do autor do arquivo, e uma chave pública, que serve para conferir validade à assinatura.

As codificações mudam a cada assinatura, e tentar alterar o documento invalida a assinatura já fixada. Isso ainda não é tudo, não! Todo o processo é chancelado pela Confirma Contábil, uma autoridade certificadora licenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, unidade responsável pela criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, fornecedora de certificados no padrão ICP-Brasil.

Agora que você já sabe a diferença entre a Assinatura Digital e a Assinatura Eletrônica, é hora de conhecer mais sobre os Certificados Digitais em Nuvem oferecidos pela Confirma Contábil.

Certificado Digital A1 e A3

O Certificado A1 é um certificado digital voltado para empresários que utilizam seu computador ou smartphone para realizar transações. É especialmente útil para empresários que conduzem seus negócios através de um PC em um pequeno escritório ou empresa, seja ela em um estabelecimento comercial ou em casa.

O Certificado Digital A1 funciona como uma espécie de assinatura digital. É como se você apresentasse seu documento de identidade e sua assinatura toda vez que concluísse uma transação. Em outras palavras, confere confiabilidade e garante a idoneidade do seu trabalho.

Diferentemente do Certificado Digital A3, o A1 é completamente digital e não precisa de um token ou smartcard para funcionar. Ele possui validade de um ano e pode ser utilizado em qualquer computador.

Já o certificado digital A3 precisa de um token ou smartcard, sendo armazenado como se fosse em um pendrive. O empresário pode levar esse certificado para onde quiser, desde que tenha em mãos o dispositivo de armazenamento. Basta utilizar uma senha para assinar os dados com a mesma segurança de um certificado digital. Só é um pouco menos prático.

  • Segurança
  • Comodidade
  • Você pode emitir e renovar sem sair de casa
  • Está na Nuvem

O certificado digital em Nuvem da Confirma, como o nome sugere, está na nuvem.

Em outras palavras, você pode acessá-lo quando e onde quiser, com o máximo de segurança. Acesse por seu smartphone, basta ter uma conexão com a Internet.

Add a Comment

Your email address will not be published.