Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

5 dicas para reduzir os custos fixos de uma empresa de TI

Apesar do nome, os custos fixos variam, e podem ser reduzidos sem muita dificuldade!

O mercado exige, cada vez mais, que as empresas realizem ajustes em seu fluxo de despesas e receitas, de modo a aumentar a produtividade e reduzir custos fixos, sob pena de não sobreviver diante de uma concorrência acirrada.

Quando falamos de empresas do setor tecnológico, essa imposição se torna ainda mais evidente. A volatilidade das tendências na área, associada à agilidade exigida no fornecimento de soluções, obriga os gestores a empregar meios para diminuir, de maneira efetiva, os custos fixos de uma empresa de TI.

Você, provavelmente, já detectou essa necessidade, mas sabe como supri-la? Neste post, vamos enumerar cinco dicas que podem ajudar a reduzir os custos fixos de uma empresa de TI.

Acompanhe:

1. Flexibilização e otimização da jornada de trabalho

Uma das formas de diminuir os custos fixos de uma empresa de TI é criar instrumentos para tornar os colaboradores mais produtivos. Jornadas muito longas, especialmente em atividades intelectuais, reduzem a capacidade de produção, enquanto o gasto com recursos se mantém constante.

Assim, criar horários flexíveis — incluindo a possibilidade de home office — permite que o corpo técnico apresente rendimento pleno em menos tempo, maximizando a produtividade e reduzindo custos com energia elétrica, água, telefonia etc.

2. Digitalização de documentos ajuda a reduzir os custos fixos de uma empresa de TI

A economia com insumos também é fator preponderante quando se pensa na redução dos custos fixos de uma empresa de TI. Papel e tinta, por exemplo, representam um gasto que pode ser quase completamente eliminado do rol de despesas da organização.

Para o efeito, a sugestão é implementar rotinas de digitalização de documentos, o que elimina o gasto com esse tipo de material e proporciona melhor organização e segurança aos procedimentos internos.

3. Terceirização de serviços

Uma companhia deve ter foco principal em sua área de atuação e na concretização dos objetivos primários. Assim, uma empresa de TI deve se dedicar plenamente à atividade-fim, investindo na contratação de profissionais e serviços que tenham relação direta com o negócio.

Sob essa ótica, serviços relativos a controles contábeis, departamento jurídico, limpeza e segurança, por exemplo, podem ser terceirizados, reduzindo a necessidade de gestão própria e, por consequência, os custos fixos da organização.

4. Automação de processos

Utilizar capital humano na realização de tarefas que poderiam ser automáticas é, a grosso modo, um desperdício de recursos — especialmente financeiros. Em uma empresa do setor tecnológico, a existência desse tipo de situação pode indicar deficiências na gestão e comprometer o rendimento da produção.

O ideal é que a companhia dedique esforços na solução de processos críticos, utilizando seu corpo técnico para atividades de cunho intelectual, na busca de soluções que se traduzam em entregas de valor para os clientes.

Como exemplo, para reduzir os custos fixos, podem ser automatizados processos de backup, atualização de software, monitoramento da rede, entre outros.

5. Migração para nuvem

Se estamos tratando de inovação e produtividade, não há como deixar de mencionar serviços de cloud computing como uma opção inteligente para diminuir os custos fixos.

Além de reduzir drasticamente a necessidade de gastos com vigilância, aluguel, energia elétrica e outros, a migração para nuvem proporciona como bônus a redução do custo total de propriedade, já que os equipamentos, sistemas e infraestrutura — bem como sua manutenção e atualizações — são fornecidos pelo provedor do serviço, deixando de constar como custo fixo para empresa.

Gostou das dicas sobre como reduzir custos fixos de empresas de TI? Tem dúvidas ou sugestões a respeito? Deixe seu comentário!

Você também pode entrar em contato com a Confirma. Se você busca reduzir os custos fixos, um planejamento tributário eficiente ou qualquer outro assunto relacionado à administração financeira do seu negócio, temos tudo o que você precisa! Vamos conversar e começar a trabalhar para a sua empresa crescer!

Add a Comment

Your email address will not be published.