4 Dicas Financeiras para empreender sem dificuldades

Empreender não é fácil, mas com as dicas financeiras que preparamos para você, será muito mais prático e rápido superar alguns desafios.

O empreendedor precisa lidar com uma série de questões no seu dia a dia, antes mesmo de abrir a empresa. É preciso poupar dinheiro e garantir o capital necessário para o funcionamento do negócio, aprender sobre o público-alvo, mercado e muito mais. É bastante trabalho, e muitos desistem antes de começar.

Mas, para quem deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo e construir um negócio de sucesso, algumas dicas são sempre bem-vindas, especialmente dentro do âmbito financeiro.

Confira nossas dicas financeiras para empreender sem dificuldades

Conheça seu investimento total

O maior erro do empreendedor iniciante é não conhecer o valor total que precisará para o negócio funcionar. Considere toda e qualquer despesa, incluindo aquisição de maquinário e equipamentos, matéria-prima, funcionários, reformas que precisarão ser feitas e até os registros obrigatórios, além do capital de giro.

Isso te ajudará a levantar a quantia certa, evitando dores de cabeça enquanto seu investimento não retorna e o lucro não vem.

Controle absoluto sobre suas finanças

Outro erro clássico é não ter as finanças sob controle. O empreendedor que não sabe de onde seu dinheiro vem e para onde ele vai está fadado a depender da sorte, e uma hora ela acaba. Essa previsibilidade financeira é fundamental para compreender seu dinheiro e garantir um bom fluxo de caixa. Use planilhas, um sistema financeiro ou delegue essa tarefa à sua contabilidade. O importante é fazer o controle de fluxo de caixa.

Assim, você pode entender seus custos e trabalhar em maneiras de reduzi-los, podendo aumentar sua lucratividade de maneira estratégica.

Se pague

Parece uma bobagem lembrar disso, mas há empreendedores que simplesmente não estabelecem um valor fixo de pró-labore, e muitas vezes tiram do próprio pagamento para cobrir algum rombo nas finanças da empresa. Bem, se isso está acontecendo, é preciso investigar a fonte do problema para resolvê-lo. Mas, de qualquer maneira, o pró-labore precisa ser garantido. Assim, a empresa terá um cálculo muito mais preciso sobre o que é lucro e o que não é, bem como quando os excedentes devem ser poupados para períodos mais difíceis, seja por sazonalidade ou influências externas.

Separe as finanças!

Finanças pessoais e corporativas não devem se misturar, nunca. Pode parecer bastante tentador usar o cartão da empresa para custear algo ínfimo como uma balinha, um almoço ou mesmo o estacionamento. Mas, isso representa um perigo gigantesco por dois motivos.

O primeiro: isso pode se tornar um hábito, levando as contas da empresa ao mais completo caos.

Segundo: é muito fácil esquecer a movimentação e prejudicar todo o cálculo financeiro da empresa, atrapalhando a previsibilidade e gerando uma bola de neve de dores de cabeça intermináveis.

Finanças pessoais e empresariais devem estar sempre separadas. Caso contrário, você nunca conseguirá se planejar em nenhuma das duas áreas, e ficará fadado a cobrir os recursos da vida com a empresa e vice-versa.

Por fim, conte com uma contabilidade como a Confirma Contábil, que entende sua realidade e compreende suas necessidades. Nossos serviços são desempenhados sob medida, respeitando seu ritmo e tempo. Vamos tomar um café e discutir as possibilidades para seu negócio, seja ele novo ou não!

Você gostou? Toda semana publicamos artigos e informativos exclusivo para empreendedores como você. O Canal Empreendedor é o portal de comunicação e notícias da Confirma Contábil. Uma contabilidade moderna e digital, localizada na cidade de São Paulo, próximo da estação Vergueiro do metrô.

Quer abrir uma empresa ou acelerar os resultados da sua atual, com mais economia, segurança e agilidade? Fale com nosso time! Fale pelo Whatsapp ou Clique aqui.

Deixe sua avaliação!

Média de avaliação 0 / 5. Total: 0

Seja o primeiro a avaliar!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Compartilhe!

Icone Newsletter - Confirma Canal Empreendedor

Quer ficar mais informado?

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *