Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

4 dicas de gestão para comércio

Se você é comerciante, precisa conhecer o que há de melhor na gestão para comércio. Muitos empresários começam seus negócios sem experiência, ou seguem empreendimentos familiares. Mesmo os que estudam e se planejam, que se prepararam ao longo da vida para este momento-chave, estão sujeitos a cometer erros e a perder dinheiro, caso não saibam como manter a saúde financeira do negócio.

Pensando em facilitar a sua vida, separamos algumas dicas que têm ajudado bastante nossos clientes. Não se preocupe, este não é um texto comercial. Nem todas as dicas estão diretamente ligadas aos nossos serviços, portanto, não servem como propaganda. Aqui no Canal do Empreendedor, mais vale informar do que vender!

Essas dicas fazem toda a diferença, especialmente para aqueles que ainda possuem algum tipo de dificuldade primária em relação aos seus negócios. Parte dessas dificuldades é oriunda do desconhecimento de sistemas informatizados, que integram áreas-chave do negócio. Sem mais delongas, vamos às 4 dicas.

Dicas de gestão para comércio

Dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Com essas informações, você certamente transformará a administração do seu negócio, independentemente do segmento de comércio que você possui. O porte também não é relevante aqui, embora algumas dessas dicas sejam tão básicas, que estão normalmente atreladas a negócios menores. Claro, isso não significa que uma média ou grande empresa não possa aproveitar essas informações… Tudo depende da maneira que você administra seu negócio e do que utiliza para a gestão, que ferramentas e com que frequência.

Vamos conhecer? 

Invista em SRM

Se você não conhece o SRM, saiba que essa é uma ferramenta que permite otimizar seu relacionamento com os seus fornecedores. O resultado da sua utilização é um aumento considerável na confiança entre ambas as partes, além de mais organização e agilidade para a realização de pedidos, o que culmina em entregas mais rápidas.

Quem busca dicas de gestão para comércio normalmente foca em vendas e clientes. Mas, a gestão dos fornecedores é tão importante quanto. É através dos negócios que você faz com eles que os seus produtos são disponibilizados aos clientes, certo? Portanto, quanto melhor for o relacionamento entre comércio e fornecedor, melhores as condições para a clientela.

Use um Sistema CRM

Agora, sim. Se você estava esperando para algo voltado à sua clientela, o CRM é exatamente o que procura. O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema empresarial capaz de otimizar procedimentos comuns à rotina de um comércio.

Assim, variações sazonais de compra, preferências de consumo por região, por exemplo, são algumas das funções desse programa capaz de melhorar o atendimento e a satisfação do cliente.

Faça o controle de fluxo de caixa diariamente

O controle de fluxo de caixa é uma das tarefas mais importantes na gestão de um comércio. É através dele que o empreendedor pode ter uma visão concreta sobre as movimentações do negócio, entradas e saídas. Em outras palavras, compreende de onde o dinheiro vem e para onde ele vai.

Com o PIX, ficou muito mais fácil pagar e receber. Portanto, vale a pena adicionar essa modalidade de pagamento para ter um controle de fluxo de caixa mais assertivo e ágil.

Conte com uma contabilidade especializada

Contar com uma contabilidade especializada na gestão de comércios faz a diferença. A gestão financeira do negócio, todas as obrigações fiscais, contábeis e tributárias precisam ser cuidadas com maestria. E não há ninguém melhor que um contador especializado em comércio para isso, certo?

Procure uma contabilidade com o seu perfil. Busque recomendações e vá além dos preços. Afinal, a saúde financeira do seu negócio vale muito. 

Add a Comment

Your email address will not be published.