Planejamento tributário preventivo: para que serve
No artigo de hoje, o blog da Confirma Contábil explica como funciona o planejamento tributário preventivo para empresas.
Este é um assunto de grande importância para empreendedores de diferentes portes e ramos de atuação, já que os objetivos pretendidos a partir da execução do planejamento estão diretamente ligados à organização de atividades fiscais e à economia no pagamento de impostos.
De fato, a base para que se realize esse tipo de atividade é a possibilidade de manter a empresa regularizada e angariar economias.
Para que isso aconteça, é preciso seguir uma série de passos que carregam eles mesmos alguns objetivos que ajudam a evitar os riscos causados pela má gestão empresarial.
A fim de compreender a melhor forma para que o planejamento tributário preventivo realiza-se, confira a seguir as dicas em destaque.
Planejamento tributário preventivo e o regime de tributação
Não há uma fórmula para realizar o planejamento tributário preventivo, no entanto, uma série de fatores, como o porte da empresa e seu ramo de atividade, podem influenciar a maneira como este será realizado.
Ainda que estas diferenças possam existir, é preciso pensar no primeiro planejamento antes mesmo da concepção do empreendimento, uma vez que é através dele que se pode estudar o melhor regime de tributação a ser adotado na empresa.
Uma empresa consegue economizar com o pagamento de impostos através do regime de impostos mais adequado.
Lembre-se que o regime tributário altera-se se houver necessidade e a empresa estiver apta a realizar os trâmites de mudança. A comprovação desses casos também feita através do planejamento.
O planejamento preventivo deve ser regular?
A definição do melhor regime tributário não é a única função atribuída ao planejamento preventivo, como já indicado.
Esse recurso torna-se importante para que os dados aplicados de maneira prévia, evitando a incidência de erros no cálculo tributário.
Além disso, essa operação permite que uma empresa analise se pode adotar medidas a fim de pagar, de maneira legal, menos impostos.
Portanto, recomenda-se realizá-lo de maneira regular, de preferência nos períodos que antecedem o início do ano-base.
Quem está apto a realizar esse serviço?
Embora quem seja responsável direto pelo empreendimento possa realizar o planejamento, torna-se muito comum contratar profissionais especializados para essa função.
A contratação pode ocorrer por meio de CLT, ou seja, com a existência de um funcionário fixo na empresa, ou através da prestação de serviços, que pode ser direta ou mediada por empresas que terceirizam essa demanda.
De todo modo, não se deve dispensar a realização do planejamento preventivo, pois, como demonstrado, ele faz parte da gestão do empreendimento.
Sua empresa precisa de planejamento tributário preventivo? Solicite um orçamento agora mesmo!