Se você se deparou com a sigla CND em algum local, ou mesmo a exigência de uma Certidão Negativa de Débitos, pode estar com dúvidas sérias a respeito da necessidade desse documento, assim como sua natureza. Hoje nós aqui da Confirma vamos analisar essa certidão, lhe explicando o que é, para que serve e como emitir.
Qualquer dúvida que lhe reste após a leitura, lembre que pode conversar com um de nossos especialistas a fim de conseguir mais claridade a respeito do tema. Confira o artigo que preparamos para você:
O que é a CND e para que serve?
A Certidão Negativa de Débitos é um documento que serve para garantir a não existência de débitos ou pendências associados a uma pessoa física ou jurídica específica. Isso pode ser relevante para contratos, vendas e concessão de empréstimos ou consórcios, por exemplo.
Esse documento também pode ser usado em negociações de parcerias, a fim de entender melhor o bom histórico financeiro da pessoa física ou jurídica, prevendo um futuro melhor para a relação em discussão.
Enquanto funcionalidade, uma CND pode ser requisitada em processos de empréstimo, licitações, homologações diante de fornecedores e diversos outros processos da vida civil.
Como emitir a CND? É um processo difícil?
Ainda que no passado a emissão da CND tivesse sido custoso e demorado, hoje se tornou algo bem mais rápido e prático. Com a maior informatização dos entes públicos, é possível fazer a requisição das certidões negativas, quer seja de pessoas físicas ou jurídicas, diretamente pela internet.
Por conta de uma certa descentralização das instituições públicas, o processo de solicitação deve ser direcionado e feito ao órgão responsável por emitir dada certidão necessária. Um exemplo é: a CND Federal, que comprova a inexistência de débitos relativos a tributos federais e qualquer dívida ativa com a União, deve ser requisitada no site da Receita Federal.
Compreender a titularidade e quem emite a Certidão Negativa de Débito ainda é algo essencial para o sucesso de sua requisição.
Documentos necessários para emissão da CND
Se você deseja prosseguir com a solicitação de emissão de sua CND, quer seja na esfera municipal, estadual ou federal, saiba que alguns dados básicos costumam ser solicitados. Esses seriam:
- CPF e RG (ou CNPJ para pessoas jurídicas);
- Data de nascimento;
- Razão social (para pessoas jurídicas);
- Informações de filiação.
Com esses dados em mãos e o conhecimento do tipo de Certidão Negativa que necessita, basta solicitar diretamente ao órgão responsável. Se você tiver alguma dúvida e desejar auxílio na busca por esses documentos, não hesite em conversar com um especialista aqui da Confirma Contábil. Ficaremos felizes em te ajudar nesse processo.
Conte com a Confirma Contabilidade
A Confirma pode auxiliá-lo em seus negócios e no seu processo de requisição de documentos. Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e garanta ter ao seu lado um profissional capaz de agilizar ao máximo o processo de requisição das certidões que necessita.
Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.