Começar um negócio no Brasil é um processo assustador para quem não está acostumado a fazê-lo, especialmente quando o assunto é abrir uma startup. Para contadores e empreendedores de longa data, porém, o processo é mais tranquilo.
Claro, isso não significa que não haverão desafios. Afinal, uma startup precisa estar comprometida em enfrentar desafios e criar novas soluções em uma base praticamente diária, dado o ritmo de negócios desse tipo de empresa.
Hoje apresentamos alguns dos principais desafios enfrentados por empreendedores que desejam abrir uma startup no Brasil. Prepare-se!
Os desafios de abrir uma startup no Brasil
Qualificação pode ser um problema (e também a solução)
Encontrar sócios para se autofinanciar e garantir o começo do negócio é a melhor estratégia para quem não pode fazê-lo por conta própria. Contudo, para que isso funcione, é necessário ter talento equilibrado.
O que é talento equilibrado? Bem, é preciso que os sócios sejam experientes em áreas distintas, como tecnologia, vendas e design de produto.
A dificuldade está em encontrar pessoas capazes e que sejam compatíveis com o tipo de negócio que você deseja abrir. Porém, assim que você as encontrar, terá mais chances de sucesso.
Dessa forma, cada um pode cuidar de uma área e ninguém se sobrecarrega. Isso aumenta as chances da startup engatar já no começo, pois o modelo de negócios poderá ser atendido em sua totalidade, sem que seja preciso improvisar demais..
É burocrático
Não é segredo para ninguém que a complexidade legislativa e tributária brasileira são obstáculos para empreender. É um esforço e tanto lidar com a justiça trabalhista e pagar os impostos sem problemas.
Qualquer deslize pode render multas e ações contra o seu negócio. Por isso, é importante contar com uma contabilidade desde o princípio. Assim, você terá um planejamento financeiro e estará amparado em tudo que tange ao espectro contábil, fiscal e tributário. Segurança garantida.
O custo para começar
Aqui, podemos falar de algo que está associado ao autofinanciamento ou bootstrap. É comum que os sócios se endividem para levantar o capital necessário para começar a empresa. O problema está no planejamento disso tudo.
Sem um planejamento sólido para o negócio e para as finanças, existem grandes chances da empresa encontrar um fim prematuro, deixando os sócios em maus lençóis. Por isso, é necessário planejar cada passo com muito cuidado – e com o apoio de um contador.
Ciclo de Capital de Risco incompleto
A palavra ciclo implica em um processo periódico que tenha um padrão de repetição. Para isso, precisamos de fundos de crescimento e principalmente de opções de saída.
O mercado de capitais não é uma dessas opções, e as aquisições estratégicas de empresas locais semelhantes (copycats) também não têm acontecido. Sem essa regularidade, é difícil precificar este tipo de ativo e a quantidade de investimento que vai pra ele é menor do que poderia ser. Consequentemente, não há velocidade de giro no mercado.
A Confirma te ajuda a superar alguns desses desafios!
Empreender não é tarefa fácil. Abrir a empresa é apenas o primeiro passo, e certamente o mais fácil. Contudo, a Confirma Contábil é uma empresa contábil parceira de startups, e pode ajudar você a superar alguns desses desafios através da assessoria contábil, fiscal e tributária.
Conte conosco para abrir uma startup e começar seu negócio com mais segurança, solidez e tranquilidade. Entre em contato e saiba como proceder.