O novo leiaute simplificado do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Tributárias está online. Agora, os empregadores já podem conhecer as mudanças e testar as novidades.
Agora, há menos campos, o que evita a duplicidade de informações e dispensa a inserção de certos dados, que já se encontram disponíveis em algumas bases de dados governamentais.
Essa simplificação do eSocial é fruto do trabalho conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia com a Receita Federal, visando reduzir a burocracia e tornar o acesso às informações e prestação de contas mais fácil e ágil.
Um resumo das mais recentes novidades do eSocial
A nova fase do eSocial traz a exclusão de informações que já constam em cadastros e outras bases do governo, evitando, assim, a duplicidade de informações, além de facilitar a inserção de dados cadastrais.
As informações que têm relação ao cumprimento de certas obrigações, tais como as fiscais, as previdenciárias e os depósitos de FGTS, além da utilização co CPF como identificação única do trabalhador tornam todo o processo de declarar informações mais prático e menos oneroso para o empregador. Declarar remunerações e pagamentos se tornou mais fácil, o que promete ser um grande avanço no novo leiaute do eSocial.