O ramo alimentício é um dos que mais cresce no Brasil. Ao driblar momentos de crise que costumam afetar outros setores de maneira mais severa, é possível garantir prosperidade dos negócios. Além disso, é possível expandi-los em diferentes subáreas.
Ramo alimentício: Uma introdução
O ramo alimentício possui uma grande capacidade de crescimento no Brasil. Seguindo uma lógica de potencialidade diferenciada até mesmo em tempos de crise, é possível unir planejamento e criatividade para obter sucesso nessa área de atuação.
O blog da Confirma criou este conteúdo a fim de expor os principais aspectos envolvidos no empreendedorismo deste setor. Tenha as melhores dicas e comece agora mesmo seu negócio!
Segundo dados do SEBRAE, ainda que a pandemia de covid-19 tenha afetado determinados segmentos de maneira relevante, a indústria alimentícia ainda conseguiu e continua a se sobressair. Por exemplo, a criação e venda de produtos inovadores foi um dos principais pilares desse sucesso.
Com a necessidade de ganhar tempo e a busca por alimentos saudáveis, certificados e fáceis de preparar é cada vez mais comum por parte da população brasileira. Por isso, para quem deseja empreender, o ramo alimentício pode ser uma das alternativas mais interessantes da atualidade. Afinal, há diferentes subáreas de atuação crescentes e com muitas possibilidades de expansão.
Conheça, a seguir, as principais alternativas de empreendedorismo nesta área.
Ramo alimentício: Crescimento em 2023
Como dito, o ramo alimentício, além de apresentar grandes potenciais de crescimento, costuma ser flexível no que diz respeito às subáreas de atuação.
A Confirma separou-as entre as que mais se destacam no Brasil, com base no crescimento obtido em 2023.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (ABIA), os serviços de alimentação fora do lar, ou seja, aqueles que ocorrem em restaurantes, bares e similares, foram responsáveis pela compra de R$234,9 bilhões em alimentos processados pela indústria de alimentos.
Este dado mostra que o próprio mercado interno representa um forte consumidor do ramo alimentício brasileiro, o que é um ponto positivo para a criação de empresas e, como consequência, a geração de empregos.
Em se tratando das relações de exportação, o Brasil está entre um dos maiores exportadores de industrializados, tanto em volume (primeiro lugar) quanto em valores (quinto lugar).
Para os bares e restaurantes, os números também demonstram crescimento na geração de empregos, com destaque para São Paulo, como aponta artigo da Associação Nacional de Restaurantes.
Como começar a empreender neste setor
Embora o setor de alimentos tenha obtido evidente crescimento, quem deseja empreender na área precisa pensar em vários detalhes. Por exemplo, a má gestão ainda é um fator que pode pôr em risco todo o trabalho realizado e o dinheiro investido.
A fim de evitar problemas que podem levar ao fechamento da empresa, é preciso pensar em questões como a gestão de recursos financeiros e humanos, o que pode ser obtido através da contratação de pessoal qualificado.
Como nem todo empreendimento está habilitado para possuir funcionários por meio da CLT, é comum que se recorra à prestação de serviços.
No Brasil, o setor da contabilidade também demonstra crescimento e pode ser visto cada vez mais na atuação de empresa para empresa.
A partir disso, é possível equilibrar as tarefas da empresa e garantir maior assertividade em sua administração.
Este é um papel desempenhado com excelência pela Confirma Contábil. Conheça sua atuação!