A publicação de um material impresso, seja de cunho técnico ou artístico, deve passar, após o período de produção mais “bruta”, pela mão de profissionais capazes de refinar o conteúdo, tornando-o mais qualificado e atrativo para o mercado editorial. Então, quanto custa uma publicação de livro?
Publicação de livro: Decisões pós-produção
No conteúdo de hoje, a Confirma Contabilidade fala a respeito das diferentes etapas e custos envolvidos em uma publicação de livro.
Sonho de grande parte dos escritores e necessidade para aqueles que trabalham com a divulgação de conteúdos, tornar um material adequado ao mercado editorial exige cuidado com alguns detalhes.
Tais pontos são importantes principalmente se não houver uma editora por trás de todos os trâmites necessários para realizar a publicação.
Para começar, se a redação da obra, fictícia ou técnica, já tiver sido realizada, é hora de pensar nos passos que sucedem a produção. Para os leitores mais assíduos, não há nada mais desagradável do que fazer uma leitura cheia de erros de digitação. Portanto, a contratação de um revisor é imprescindível. Esse profissional é capaz de captar pequenas faltas com maior facilidade, sobretudo por ter um olhar mais distanciado do texto.
Em seguida, é necessário decidir qual será o aspecto físico do livro. A arte da capa, a diagramação e a matéria-prima para confecção fazem parte do conjunto gráfico e também precisam passar pelo crivo de alguém habilitado para tal. Além disso, a ficha catalográfica contém dados relevantes sobre obra, autor e publicação, portanto também precisa ser confeccionada. A ficha pode conter dados do ISBN, um dos principais e maiores registros existentes para uma publicação de livro.
Em resumo, o código gerado está para o livro como a cédula de identidade está para cidadãos brasileiros, com a diferença de que o ISBN possui validade internacional. Assim, após a realização dessas etapas, é possível contratar uma empresa que faça a impressão do material ou uma editora que também forneça planos de divulgação.
Caso esse último processo seja realizado de maneira independente, é recomendado se prevenir com auxílio contábil e jurídico. Estratégias de marketing consistentes também devem ser consideradas.
Publicação de livro: alguns custos
Não há um consenso a respeito dos valores praticados em uma publicação de livro. No entanto, é possível recorrer a alguns parâmetros para entender como funciona a precificação. Por exemplo, no caso da revisão textual, a variação pode ocorrer a partir do número de laudas ou palavras. O revisor pode cobrar um preço mais alto em razão de seu tempo de experiência, assim como pode fornecer um desconto a partir de um certo número de laudas.
O mesmo ocorre com o projeto gráfico, que pode ter seu preço mais ou menos elevado de acordo com o volume. Também variam os serviços artísticos para capa. Assim, para publicação de livro contendo ficha catalográfica e registro de ISBN, a tabela de preços é dividida entre membros da Câmara Brasileira do Livro e demais publicadores.
Retorno de valores
Se a publicação estiver bem amparada por equipes jurídica, de contabilidade e marketing, há muitas chances do retorno monetário emplacar, compensando os custos anteriores. Além disso, esse apoio se faz necessário uma vez que imprevistos podem ocorrer. Contar com ajuda profissional faz toda a diferença em momentos conturbados.
Por essa razão, é muito importante procurar profissionais que conheçam o universo editorial. A Confirma, por exemplo, atua em conjunto com editoras em prol da redução de riscos e custos. Quer saber mais? Acesse agora e confira a aba departamentos!