No Brasil, a inovação faz parte do percurso de diferentes editoras. Um dos maiores desafios é não se deixar excluir pela era da digitalização de informações. Pelo contrário, é preciso incorporá-la no pacote de experiências.
Editoras brasileiras: Gigantes da editoração de livros
Já se vão quase dois séculos desde que uma das primeiras editoras do Brasil, a Francisco Alves, foi inaugurada. Muitas coisas mudaram daquela época para os dias atuais, tendo surgido, ao longo dos anos, uma infinidade de casas especializadas em edição de livros.
Clássicos da literatura nacional dos mais diferentes gêneros foram consagrados a partir de selos que são lembrados até hoje por leitores assíduos, ainda que muitas dessas empresas já não operem mais.
Por isso, no artigo de hoje, o blog da Confirma se ocupa em falar sobre alguns dos principais nomes ligados às editoras no Brasil.
Também falaremos de destaques no mundo dos quadrinhos e uma seção com as empresas que inspiram na área de edição. Para começar, é preciso falar sobre uma das marcas mais conhecidas do Brasil. Aclamada nas feiras universitárias e nas promoções de e-commerce, a Companhia das Letras é, sem dúvidas, um titã das editoras.
O grupo se divide entre diferentes selos, tão reconhecidos quanto a própria Cia. Nomes como Penguin e Objetiva são publicações pertencentes à essa editora. O catálogo da empresa também é forte no quesito literatura infantil, com títulos importantes publicados na Companhia das Letrinhas.
Outro nome conhecido entre os leitores é a Intrínseca, que tem títulos adorados por diferentes públicos. Um dos nomes mais lembrados da editora é a famosa saga adolescente Crepúsculo ou a série infanto-juvenil Percy Jackson.
Editoras e o universo das histórias em quadrinhos
O mercado de quadrinhos cresceu nos últimos anos, portanto, as editoras especializadas nesse setor puderam vislumbrar também o aumento de seus resultados. Por exemplo, nomes como Panini Comics são facilmente lembrados por aqueles que gostam de se perder no mundo das bandas desenhadas.
Para não deixar de fora as empresas brasileiras do ramo, é possível citar editoras como Conrad, que além de possuir famosos títulos de HQs, também se popularizou com a publicação de mangás, como Dragon Ball.
Pipoca e Nanquim também merece destaque, assim como a própria Cia das Letras, que possui uma seleção de quadrinhos.
Empreendimentos que inspiram
Empresas que possuem práticas inspiradoras podem usar da inovação para se destacar, ao passo que, muitas vezes, a simplicidade de uma boa ideia também faz toda a diferença.
No Brasil, uma das editoras que merece atenção é a Tag Livros. Com uma das curadorias em literatura mais bem avaliadas do mercado atual, a editora faz suas seleções com a ajuda de nomes importantes da literatura nacional e internacional. Além disso, a empresa também se destaca pelo cuidado com as edições, as artes que ocupam as capas e com os mimos enviados como parte dos pacotes de assinatura.
No universo pedagógico, é possível falar em nomes como a Editora Brasil, que costuma ganhar elogios na confecção de materiais didáticos inovadores e que incluem o acesso de ferramentas digitais.
Empresas que utilizam matéria-prima com certificação ecológica também devem ser priorizadas pelos leitores de plantão.
A Confirma Contábil tem as melhores soluções em contabilidade para a sua editora. Confira!