Ativo e passivo na contabilidade parte da composição fundamental de um empreendimento. Portanto, compreender como fazer sua contabilização é essencial para que a gestão seja eficiente e as finanças se mantenham equilibradas.
Ativo e passivo
Hoje, o blog da Confirma tem como objetivo falar, em detalhes, sobre ativo e passivo na contabilidade. Esse é um assunto de amplo conhecimento no mundo empresarial, uma vez que se refere, na verdade, a conceitos atrelados comumente referidos e utilizados na gestão de um empreendimento.
Em geral, um ativo será compreendido como tudo aquilo que uma empresa possui, enquanto o passivo pode ser traduzido como os recursos que esta gasta. Então, ainda que a ideia de ativo e passivo seja ignorada, estes existem. Do contrário, seria impossível haver uma empresa. Para não correr este risco, é muito importante manter registros.
Ativo e passivo: como contabilizar
Entendido o conceito geral de ativo e passivo, é possível fazer sua contabilização. O principal documento de registro utilizado na contabilidade é chamado de balanço patrimonial. Este documento precisa conter informações financeiras detalhadas, que devem separar os itens que representam o que a empresa possui e o que será gasto.
Contudo, alguns exemplos de ativos a serem contabilizados no balanço são:
- Dinheiro em caixa
- Imóveis
- Veículos
- Investimentos
- Estoque
- Direitos
Já os passivos, por se tratarem de valores de saída, podem ser:
- Contas a pagar
- Tributos
- Salários
- Financiamentos
- Empréstimos
Além disso, ainda é possível dividir os ativos e passivos entre circulantes e não circulantes. Os ativos circulantes são os bens e direitos que podem ser transformados rapidamente em dinheiro. Já os não circulantes são aqueles cuja conversão só pode ocorrer em períodos maiores.
Assim, os passivos circulantes são os gastos e despesas existentes ao longo de um ano de exercício, enquanto os não circulantes excedem esse prazo. Após fazer a diferenciação entre ativo e passivo, é possível conhecer seu verdadeiro patrimônio líquido, além de constatar se há desequilíbrio financeiro.
Quando os passivos de uma empresa superam os ativos, há um grande sinal de alerta para a existência de gastos maiores do que a empresa possui ou está recebendo. Porém, vale lembrar que a criação do balanço patrimonial deve respeitar as legislação brasileira para demonstrações financeiras.
Como utilizar dados sobre ativos e passivos
Para manter as finanças em ordem, é necessário acompanhar as atividades contábeis rotineiramente. Por isso, o registro e análise de ativos e passivos, assim como de outros itens essenciais ao funcionamento da empresa, são aliados na hora de bater as contas e constatar se as atividades estão gerando lucro.
Desse modo, também é possível realizar melhorias, quando necessário. Muitas decisões dependem do conhecimento prévio a respeito da saúde financeira dos negócios. De outra forma, fazer mudanças pode comprometer todo o funcionamento da empresa, sobretudo quando essa não está preparada para lidar com grandes perdas financeiras.
Por isso, a demonstração de balanço patrimonial também é uma forma interessante para atrair investidores. Ou seja, quanto mais equilibradas as relações entre ativos e passivos, maiores chances de obter sucesso em negociações.
Quer segurança e expertise para as finanças da sua empresa? Conheça o BPO Financeiro da Confirma Contabilidade.