O livro caixa digital é uma ferramenta muito importante para a manutenção das contas de uma empresa e para a estipulação de metas. Em um sistema que interliga todas as atividades contábeis, o registro adequado afasta problemas com finanças e com o Fisco.
Livro caixa digital e o cumprimento de obrigações
No artigo de hoje, o blog da Confirma explica tudo a respeito do livro caixa digital. Em uma substituição ao modelo físico, essa ferramenta permite que empreendedores realizem registros financeiros importantes. Leia o conteúdo completo para entender.
Ao abrir uma empresa, é preciso ter em mente que a Pessoa Jurídica possui, além das atividades empreendedoras, obrigações importantes a cumprir. Geralmente, essas obrigações dizem respeito à elaboração de registros documentais e declarações para o controle governamental, sobretudo em questões relativas ao Fisco.
Contudo, como, na prática, toda a atividade contábil de uma empresa está interligada, no momento de fornecer informações para recolhimento de impostos é extremamente importante que as apurações estejam corretas e baseadas nos dados reais do estabelecimento.
Entretanto, o fornecimento de informações incorretas pode acarretar em problemas sérios para a empresa, como é apontado no Decreto-Lei nº 9.295/1946. Por exemplo, este decreto prevê a escrituração de livros contábeis e suspende em até dois anos a atuação de profissionais de contabilidade que falsificarem documentos ou fraudarem informações.
Portanto, adotar modelos eficientes de registro contábil é a melhor forma de evitar erros nas declarações e pagamentos. Para além das obrigações fiscais, uma empresa também precisa estar internamente organizada para atingir suas próprias metas.
Organização financeira e o crescimento dos negócios
A boa organização está sempre atrelada a um caminho mais suave em direção ao sucesso, não importa de que área se esteja falando. Assim, no empreendedorismo, o livro caixa digital tem um papel de grande relevância na ordenação de informações essenciais para atingir as metas estipuladas. Afinal, quando esse registro deixa de ser feito, há grandes chances de surgirem erros de contabilização no futuro.
Por exemplo, se um cliente efetuou pagamento de produtos em uma data e essa entrada não está devidamente registrada, pode-se acreditar que esse é um valor proveniente de outra fonte ou que se trata de um excedente em caixa. Como consequência, a utilização dessa quantia pode ser mal destinada, ocorrendo desfalques no pagamento de contas e despesas.
Desse modo, por se tratar de uma ferramenta eletrônica, suas vantagens podem ser atribuídas à facilidade de acesso ao documento. Desse modo, pode estar vinculado a uma conta utilizada no próprio celular.
Por fim, pode-se desenvolver o livro caixa digital a partir de aplicativos, gratuitos e pagos, disponibilizados na internet. Além disso, empresas especializadas em contabilidade também dispõe de ferramentas desenvolvidas para tais funções e os orçamentos normalmente estão ligados a outros serviços contábeis.
Livro caixa digital do produtor rural (LCDPR)
No setor rural, o registro de livro caixa responde à Instrução Normativa própria, que estabelece as atividades contempladas pela categoria, além de determinar regras para o preenchimento. No caso do LCDPR, são disponibilizadas através de um guia do Governo Federal. Além disso, no site há também uma aba de perguntas e respostas para o caso de dúvidas sobre datas de entrega e retificação do documento.
Quer ter a melhor gestão financeira para seu empreendimento? Conheça o BPO da Confirma.