Certificado digital 2024: O que é
O ano está chegando ao fim e, com isso, muitos empreendedores apresentam dúvidas a respeito da emissão do certificado digital 2024.
Por essa razão, a Confirma Contábil preparou este artigo contendo todas as informações necessárias para ter acesso a esse comprovante tão utilizado no mundo corporativo.
O certificado digital é um documento eletrônico que comprova a veracidade de informações fornecidas por Pessoa Física ou Jurídica.
Seu uso é obrigatório em empresas que adotam o regime tributário de Lucro Presumido, pois é através dele que a RFB pode verificar informações prestadas.
Apesar da não obrigatoriedade para os demais casos, seu uso é muito aconselhável, pois esta forma de identificação também garante que diferentes transações sejam realizadas de maneira segura e com possibilidade de confirmação dos dados fornecidos.
Com a adoção de um certificado, é possível assinar documentos, realizar transferências e acessar outros serviços bancários.
Além disso, essa aquisição permite que empresas incorporem, de maneira prática, diferentes serviços operacionais e administrativos, como a inserção de um sistema de contabilidade digital.
Há diversos benefícios relacionados ao uso desse método de identificação. Por isso, quem busca por certificado digital 2024 pode conferir algumas entre elas a seguir:
- Proteção de dados sigilosos
- Rapidez na autenticação de documentos
- Possibilidade de digitalizar operações
- Credibilidade perante outras empresas
- Cumprimento de parâmetros legais
- Confirmação em transações bancárias
- Minimização de fraudes
Certificado digital 2024: Como emitir
Quem vai utilizar certificado digital 2024 tem acesso ao documento a partir do e-CPF, para Pessoa Física, e do e-CNPJ, para Pessoa Jurídica.
Sua solicitação realizada a uma Autoridade Certificadora. Há duas nomenclaturas para designar os tipos de certidão, sendo elas:
- A1: Tem validade de 1 (um) ano e a chave de acesso é armazenada em um único dispositivo, por meio de software específico.
- A3: Ao contrário do aplicativo instalado em dispositivos únicos, esse modelo é móvel, sendo possível acessá-lo de diferentes maneiras desde que as chaves corretas de acesso sejam inseridas. Sua validade pode se estender por até 3 (três) anos.
Após a apresentação de documentação exigida e o pagamento pelos serviços prestados, a AC deve emitir o certificado digital 2024 com base em uma codificação única que impede o acesso irrestrito e a falsificação de dados.
Além disso, é imprescindível fazer a confirmação sobre o registro da Autoridade Certificadora em órgãos reguladores.
Ausência de certificado digital
Empresas com regime tributário de Lucro Presumido devem adquirir um certificado digital, permitindo o envio de informações cruciais sobre fisco, previdência e condições trabalhistas.
Para os outros tipos de estabelecimento, a ausência desse documento pode tornar certas operações mais demoradas, burocráticas e com maiores riscos relacionados ao vazamento de dados sigilosos e operações fraudulentas.
Por isso, a Confirma Contábil tem as melhores propostas para emissão de certificado digital em 2024. Quer conhecer este serviço? Acesse já!