O que é planejamento tributário preventivo?
Você já ouviu falar em planejamento tributário preventivo? Esta ação pode trazer benefícios importantes para a sua empresa, sobretudo no que diz respeito à parte de contabilidade do empreendimento.
A Confirma Contábil separou 3 motivos para que você faça um planejamento tributário preventivo no seu estabelecimento. Para começar, aqui está uma definição para esse tipo de organização financeira.
Além disso, o planejamento se refere a organização antecipada e integral de todos os tributos devidos e pagos pela empresa em análise.
Quando se faz o levantamento de valores gastos com o pagamento de impostos, aliado à análise de outros dados financeiros do empreendimento, é possível estabelecer metas e limites que tem por objetivo manter a saúde da empresa, uma vez que o setor contábil é um dos pilares de manutenção de qualquer estabelecimento, por menor que ele seja.
Há diferentes tipos de planejamentos tributários, sendo o preventivo escolhido por aqueles que desejam iniciar seus negócios da melhor maneira possível, com as devidas adequações referentes aos regimes tributários e ao pagamento de impostos.
Escolha um regime de tributação:
Para quem está começando um negócio, há muitas dúvidas referentes às diferenças relativas à tributação de Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Como é de conhecimento geral, as empresas brasileiras estão sujeitas ao pagamento de impostos proporcionais ao porte do negócio, bem como às despesas com determinadas operações.
Nesse caso, é determinante o regime mais correto ao empresário. No Brasil há três regimes tributários principais, sendo eles o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Para cada caso, o empreendedor deve se manter atento e em observação, de modo que a sua empresa esteja alinhada a qualidade, pois é importante para com os pagamentos de tributos.
Se você quer saber mais sobre cada um dos regimes de tributação, acesse o artigo do SEBRAE.
Planejamento tributário preventivo: Maiores economias
Além da possibilidade de economizar com impostos, a partir do enquadramento tributário adequado, realizar o planejamento tributário diminui, de maneira considerável, a chances do empreendedor a refazer o seu planejamento de acordo com a mudança inesperada de regime, o que pode demandar muito tempo e dinheiro.
Além disso, o planejamento tributário serve para que ações futuras a serem realizadas pela empresa estejam livres de erros no momento de operação.
A prevenção serve como base para que não existam problemas no futuro, o que também gera despesas inesperadas.
Planejamento tributário preventivo: Antecipação de processos
O planejamento tributário preventivo também será um grande aliado na antecipação de processos, através de uma documentação que funciona como uma espécie de agenda tributária.
Com o planejamento por meio de ações de prevenção, o empreendedor não será pego de surpresa quando precisar desempenhar determinadas ações relativas a pagamentos, por exemplo. Se você quer realizar o planejamento tributário preventivo do seu negócio, conheça os serviços da Confirma Contábil.