Para uma boa gestão financeira em indústrias é essencial adotar procedimentos estratégicos, que garantem a assertividade das ações e os resultados positivos. Principalmente, tendo em vista a alta competitividade do mercado nos últimos tempos.
Por isso, a Confirma elaborou esse artigo com algumas dicas para otimizar a gestão financeira dos negócios industriais. Além de melhorar os processos internos, gerando maior produtividade e lucratividade. Veja a seguir:
1 Dica: Desenvolva um planejamento estratégico para uma boa gestão financeira em indústrias
Certamente, para uma boa gestão financeira em indústrias é imprescindível a implementação de um planejamento financeiro estratégico. Isso porque com base nesse plano é possível definir os objetivos e metas para alavancar a expansão dos negócios.
Um planejamento financeiro eficiente precisa apontar os indicadores de desempenho financeiro (KPIs), mais adequados para visão estratégica do negócio. Por isso, os principais indicadores a serem utilizados pelas indústrias são os seguintes:
1. ROA (Retorno sobre os Ativos) = (Lucro Líquido / Total do Ativo) x 100;
2. ROI (Retorno sobre o Investimento) = Resultado Líquido / Investimentos;
3. ML (Margem Líquida) = Lucro Líquido / Receita Líquida de Vendas;
4. EBITDA = geração operacional de caixa da empresa no período analisado.
5. OEE (Overall Equipment Effectiveness) = % Utilização x % Performance x % Qualidade;
6. OTD (Percentual de Entregas Realizadas no Prazo) = Total de Entregas no Prazo / Total de Entregas x 100%.
2. Dica: Adotar um controle eficiente do estoque das indústrias
Para assegurar uma boa gestão financeira em indústrias, é fundamental desenvolver o controle assertivo das movimentações de recursos. Isso porque permite monitorar a movimentação dos recursos, bem como avaliar a sua necessidade efetiva.
O que significa que a indústria terá meios de saber se a quantidade de matéria-prima em estoque corresponde a previsão de vendas do período. Com isso, pode identificar a possibilidade de ocorrer falta ou excesso de estoque.
3. Dica: Desenvolver um plano eficiente para a redução de custos e despesas
Para que efetivamente seja implementada uma boa gestão financeira em indústrias, que permita reduzir custos e despesas, é preciso priorizar um plano de ação específico.
Ou seja, definir ações para a redução de gastos com eficiência. Veja a seguir um passo a passo para esse plano específico:
1. Forme uma equipe para desenvolver o plano de ação, começando com um diagnóstico envolvendo todos os setores da indústria;
2. Fazer um mapeamento da contribuição de cada um dos setores da indústria para lucratividade da empresa, além de levantar o total de gastos voltados para as atividades operacionais e administrativas;
3. Realizar uma comparação da contribuição de lucro por setor com o levantamento total de gastos de cada setor, visando identificar os principais gargalos financeiros;
4. Desenvolver um plano de ação para solucionar os problemas de gastos e otimizar os pontos de melhoria por cada um dos setores, com base nos dados apresentados;
5. Avalie as medidas a serem adotadas para reduzir custos e otimizar a melhoria dos processos internos com todos os envolvidos nas atividades da indústria.
Portanto, para uma boa gestão financeira nas indústrias é imprescindível adotar medidas que possam otimizar os processos internos e gerar melhores resultados. Além disso, facilita para a gestão ter uma visão mais ampla do negócio e apoiar a tomada de decisão.
Se gostou deste artigo e deseja mais informações, acesse o site da Confirma para ler os nossos outros artigos.