Certamente, se uma empresa não pagar as suas dívidas terá de arcar com as consequências advindas da situação de inadimplência. Apesar de existirem situações imprevistas ou mesmo dificuldades financeiras no negócio, as penalidades são reais.
Tendo isso em vista, a Confirma preparou esse artigo para esclarecer quais as penalidades que as empresas sofrem por não pagar as dívidas em dia.
Consequências se uma empresa não pagar as suas dívidas
Saiba que as consequências se uma empresa não pagar as suas dívidas são muitas, sendo que podem variar desde simples cobrança de juros até penhora de bens. Em seguida, veja uma explicação de cada uma das possíveis implicações legais.
1.º – Inclusão da empresa no cadastro de inadimplentes
Certamente, esta é uma das consequências que mais gera problemas se uma empresa não pagar as suas dívidas. Isso porque passa a ter dificuldades para negociar com fornecedores e clientes, além das limitações para obter empréstimos no mercado.
De fato, é um direito do fornecedor ou outro credor de informar aos órgãos responsáveis pela proteção ao crédito o não pagamento da dívida. Nesse sentido, cabe à empresa tentar negociar a sua dívida para conseguir retirar o seu nome desse cadastro.
2.º – Ser enquadrada em crime de sonegação fiscal
Se uma empresa não pagar as suas dívidas decorrentes dos tributos obrigatórios, pode ser enquadrada no crime de sonegação fiscal. Ou seja, a responsabilização pela evasão fiscal, que tem punições conforme a classificação do crime.
Sendo que as penas podem variar desde de aplicação de multas, de cinco vezes mais o valor devido, até a reclusão que envolve os diretores, contadores e sócios da empresa. Pois, estes podem ser responsabilizados diretamente pelo ato cometido.
3.º – Responder ação judicial para cobrança da dívida
Os credores podem entrar com ações judiciais para efetuar a cobrança dos valores em atraso, quando uma empresa não pagar as suas dívidas. Desse modo, o juiz estabelece um prazo para quitação da dívida, assim como pode determinar penas para o devedor.
O que pode afetar diretamente o patrimônio da empresa, pois pode ser bloqueada a sede da empresa, bem como a conta-corrente e o faturamento. Assim como os bens como veículos e imóveis podem ser tomados para quitar a dívida.
4.º – Prejuízos financeiros se uma empresa não pagar as suas dívidas
Certamente, essa é uma das consequências se uma empresa não pagar as suas dívidas que têm maior impacto sobre a saúde financeira do negócio. Isso porque o valor cobrado com multas e juros por inadimplência são muito elevados e somados à dívida.
O atraso do pagamento gera problemas com os fornecedores, o que pode impactar de forma negativa no funcionamento das atividades operacionais da empresa. Além disso, a imagem da empresa passa a ficar comprometida no seu nicho de mercado.
Isso sem falar na possibilidade de que os bens dos sócios, dependendo do formato da sociedade, podem ser tomados para quitação da dívida.
Portanto, se uma empresa não pagar as suas dívidas está sujeita a diversas consequências, que geram diversos problemas para o negócio. Principalmente, provoca prejuízos financeiros com a cobrança de juros e multas.
Se deseja mais informações sobre o assunto, acesse o site da Confirma para ler os nossos outros artigos.