Um fechamento contábil é um procedimento que faz parte da rotina da contabilidade, que permite a obtenção de informações precisas das operações de um determinado período. Porém, apesar dos cuidados, podem acontecer alguns erros que afetam todo o processo.
Pensando nisso, a Confirma preparou esse artigo para explicar quais são os erros mais comuns em um fechamento contábil, que devem ser evitados.
O que é e para que serve um fechamento contábil?
De uma maneira simples, um fechamento contábil consiste em um procedimento adotado para identificar as operações financeiras de um certo período. Com as informações obtidas a partir desse fechamento os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas.
Nesse sentido, o fechamento contábil pode ser realizado pela empresa de forma mensal, trimestral ou anual. Para definir essa frequência de realização é preciso considerar o número de operações realizadas, sendo que os principais elementos são os seguintes:
- Os ativos e passivos da empresa devem ser todos considerados;
- Para os patrimônios incluir os bens, direitos e as obrigações;
- Nas despesas apresentar todas essenciais para o funcionamento;
- Todas as receitas da empresa.
Assim, é fácil perceber serem elementos básicos da movimentação diária de uma empresa, mas são essenciais e não podem faltar.
Apesar de todos os cuidados, alguns erros podem acontecer e comprometer as informações transmitidas para a gestão empresarial. Veja a seguir:
1 – Não contar com os atrasos nos pagamentos
É importante ter uma atenção especial, pois é muito frequente contar com valores que ainda não entraram no caixa da empresa. Mesmo que o cliente seja pontual, sempre pode existir um imprevisto.
Por isso, é preciso ter cautela e trabalhar com o que está no caixa efetivamente, evitando incorrer em despesas sem ter os recursos disponíveis.
2 – Não realizar uma identificação correta dos lançamentos
Realizar os lançamentos sem uma devida classificação por categorias é um erro que gera muitos problemas. Pois, impede que a empresa saiba exatamente o destino de cada recurso. Por isso, é interessante utilizar uma separação da seguinte forma:
- Entradas e Saídas;
- Despesa com funcionários;
- Despesas de manutenção;
- Compra de materiais de escritório;
- Investimento em publicidade;
- Investimento em relacionamento com o cliente.
Tendo os lançamentos feitos por categorias é muito mais fácil para manter o controle das informações e otimizar os processos internos e os resultados financeiros.
3 – Não desenvolver previsões realistas para o negócio
Esse é um erro que acontece quando são registradas informações imprecisas e incompletas como base para a previsão de lucros de um determinado período. Principalmente, porque gera uma expectativa de retorno que não é real, além de gerar descontrole das operações.
Portanto, é essencial que os registros sejam corretos e reais, que correspondam com os relatórios, além de acompanhar a movimentação do mercado.
4 – Não monitorar diariamente os lançamentos
Para ser possível realizar um fechamento contábil de forma eficiente no final do período, é fundamental que os lançamentos contábeis sejam monitorados diariamente. Isso porque é preciso acompanhar de perto a movimentação de entrada e saída de recursos.
Principalmente para avaliar se a empresa tem capacidade de arcar com seus compromissos e ter informações para prever problemas e tomar ações preventivas.
Portanto, para evitar os erros mais comuns em um fechamento contábil é preciso ter mais cuidados nos procedimentos realizados e atentar para a exatidão das informações e lançamentos realizados.
Para realizar isso a Confirma está atenta a esses detalhes e pode ajudar sua empresa a ter um fechamento contábil ajustado da melhor forma possível!
Entre em contato e conheça mais nossos serviços.
Se gostou deste artigo e deseja mais informações, acesse o site da Confirma para ler os nossos outros artigos.