Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Quando é a hora de rever o regime tributário da minha empresa?

O faturamento das empresas oscila, isso é fato. Na melhor das hipóteses, uma empresa sempre estará galgando cada vez mais espaço no mercado, expandindo sua área de influência e movimentação de capital. Com essa expansão, vem a necessidade de rever o regime tributário, realizando o correto enquadramento, de acordo com os ditames do Direito Tributário.

No decorrer deste artigo, nós aqui da Confirma vamos tentar esclarecer um pouco melhor qual seria o momento ideal para rever o regime tributário de uma empresa. Qualquer dúvida que lhe reste ao fim da leitura, entre em contato conosco e ficaremos felizes em aclarar quaisquer questões.

O que é o Regime de Tributação?

Se você está se perguntando desde o início desse artigo: “o que então seria o Regime de Tributação?”, vamos te explicar. Esse regime dita especificamente como será feita a cobrança de impostos para cada empresa, e tal definição conversa diretamente com o tipo do negócio, o ramo de atividade, assim como o tamanho do empreendimento.

Os regimes seriam o Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples Nacional, e cada um conversa com um molde de empresa.

Quando deve-se realizar a revisão do regime tributário?

Tal qual comentamos – o regime de tributação conversa com moldes específicos, e como as empresas mudam, crescem e tomam rumos bem diferentes, o Regime de Tributação deve ser um ponto de atenção. Uma boa forma de saber quando é o momento de reenquadramento de seu molde de tributação é observando o histórico contábil.

Existe um teto bem claro de faturamento para cada modelo, quando o faturamento de sua marca estiver chegando próximo a esse teto, ou mesmo quando suas projeções financeiras apontarem para esse fim, talvez seja o momento de conversar com sua assessoria contábil.

Alguns indicadores a se observar:

Indicadores de desempenho costumam ser um ótimo termômetro para compreender bem como andam os negócios para a empresa. É por meio de fatores como Faturamento, Ticket Médio, Lucro Líquido e outros números que se pode ter uma visão bem clara do que esperar enquanto resultado para sua marca.

Lateralmente a essa aplicação, os indicadores também podem demonstrar quando a empresa está em crescimento constante e tem grandes chances de ultrapassar o teto do regime tributário.

Caso a pessoa, que é o administrador da empresa, opte por não realizar o reenquadramento do regime de tributação, é possível que algumas multas venham a incidir sobre a empresa, por conta do não pagamento de impostos que seriam devidos.

Estudos de caso pedem a ajuda de especialistas na área

Existem ainda outros motivos que levariam uma marca a realizar o reenquadramento do regime tributário, a exemplo do CNAE, que por decreto presidencial ou outro motivo, deixa de ser coberto por um dos regimes tributários. As razões variam, mas apenas um tipo de profissional pode lhe auxiliar nesses momentos: os contadores.

Converse com nossa equipe aqui da Confirma e entenda em detalhes como nossos profissionais podem te ajudar. 

Entre em contato conosco!

Compartilhe essa notícia:

Entre em contato com a Confirma!

Mensagem enviada com sucesso!