Um certificado digital pode ser utilizado para os mais diversos fins. A aplicação mais conhecida é para a assinatura de documentos. Através de um certificado digital é possível cobrir documentos eletrônicos de uma autoridade e integridade indubitável.
Um certificado digital funciona basicamente como uma identidade eletrônica, um RG ou CPF digital que se vê associado a uma documentação. Num mundo onde o virtual acaba se tornando volátil e muitas vezes perigoso, a certificação digital é como uma autenticação de assinatura em cartório.
A tecnologia trabalhando para a segurança de sua empresa
Tendo revolucionado o mercado, a tecnologia de criptografia surgiu com o objetivo de conferir mais segurança à troca de informações, e o certificado digital foi uma das suas formas de aplicação. Protegendo transações financeiras via internet, confidencialidade a documentos e verificação de legitimidade, o certificado digital evita fraudes e garante validade jurídica a documentos.
Outros benefícios associados ao certificado digital seriam a redução de custos, quer seja por evitar problemas internos e golpes, assim como por aumentar a agilidade nos processos.
As principais informações que se vêm presentes no Certificado Digital seriam:
- Assinatura digital do AC;
- Número de Série;
- Nome da Autoridade Certificadora;
- Período de Validade do Certificado;
- Chave pública do titular;
- Nome do titular.
A garantia de segurança que cobre os documentos resta sobre as chaves que protegem os arquivos. Para cada certificação (Pessoa Física: e-CPF; Pessoa Jurídica: e-CNPJ), Existem chaves públicas e privadas, assim como a assimétrica. Em cada um desses contextos, existem dois certificados diferentes, o A1 e o A3. O primeiro com validade de 1 ano, e o segundo de até 5 anos.
Como são as chaves de segurança dos certificados digitais?
Quem acessa os dados do certificado, poderá utilizar uma chave disponibilizada para decodificar os elementos ali guardados. Existem 3 tipos de acesso, e cada um deles está associado a um tipo de chave. Ao utilizar a:
- Chave Privada: possui-se acesso a todos os dados e à edição. O código privado deve ser mantido em total segredo em mãos apenas do titular ou do responsável pela gestão da documentação;
- Chave Pública: Essa chave pode ser disponibilizada àqueles que forem enviar informações ou receber. Essa chave pode ser divulgada livremente para os interessados em lidar com os dados inseridos nos arquivos;
- Chave Assimétrica: Aqui temos uma chave que depende de algoritmos de chaves tanto públicas quanto privadas, dando um acesso específico.
Quem pode ter um certificado Digital?
Toda e qualquer pessoa ou empresa poderá ter um certificado digital. Tal certificado é baseado no CPF ou no CNPJ. Desta feita, é possível ter a assinatura de documentos, transferência de titularidade de bens, abertura de contas bancárias e muitos outros passos burocráticos sem sair de casa ou coordenar colaboradores em atividades fora do escritório.
Quer entender mais sobre o Certificado Digital e suas particularidades? Nós somos especialistas e podemos te guiar em todos os pormenores. Chame um de nossos especialistas para uma conversa e saiba tudo sobre essa tecnologia revolucionária.
Esperamos seu contato desde já! Um grande abraço e até mais.