Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

5 Indicadores financeiros e como o BPO financeiro pode ajudar

O BPO é uma sigla que significa “Business Process Outsourcing”, ou a “Terceirização de processos empresariais”. No caso do BPO Financeiros, vemos a terceirização da gestão financeira da empresa. Em linhas gerais, esse processo costuma ser feito para que a gestão não tenha que se preocupar mais com a gestão das finanças do empreendimento.

A marca passa, a partir de então, a acompanhar apenas os resultados da gestão feita pelo BPO Financeiro. Parte desse acompanhamento é baseado nos indicadores financeiros. Mas, quais seriam esses indicadores financeiros, e como o BPO financeiro vem a ajudar a empresa?

A ajuda que o BPO Financeiro oferece e como seu negócio se beneficia

Tendo em vista que o BPO Financeio será responsável por conciliar diariamente as entradas e saídas do negócio, gerenciando pagamentos de fornecedores, entendendo as transações, viabilizando a folha de pagamento de funcionários, a emissão de notas fiscais e assim por diante, o setor vem a ajudar a empresa ao desafogar os colaboradores internos das obrigações de gestão financeira.

Para que os gestores estejam sempre a par do desempenho do BPO Financeiro, é importante acompanhar dados refinados criados a partir dos Indicadores financeiros.

O que seriam esses indicadores financeiros e como eles auxiliam na gestão financeira?

Indicadores Financeiros nada mais são que os Indicadores de Desempenho focados na gestão financeira de sua empresa. Existem diversos indicadores chave que são capazes de demonstrar a saúde financeira de sua marca. Hoje, nós aqui da Confirma Contábil trouxemos 5 exemplos de indicadores financeiros que, associados ao BPO Financeiro, certamente são capazes de aprimorar seus resultados:

  1. Margem de Lucro: Para começar, um dado que o empreendedor precisa ter sempre seus olhos sobre: a Margem de Lucro. Imprescindível para a formação de preços e garantindo que o negócio estará fechando no positivo, a margem de lucro bruta deve estar sempre sendo acompanhada, visando a flutuação de custos do mercado e das moedas;
  2. Faturamento: Talvez o mais comum e mais importante indicador financeiro, ele é capaz de mensurar como anda a saúde financeira do negócio, consistindo na soma de todos os valores obtidos com a venda de produtos e/ou serviços num determinado período;
  3. ROI: O Retorno sobre Investimento é um indicador financeiro que deve ser acompanhado sempre que um novo passo tiver sido dado pela gestão da empresa. É por meio dele que se pode descobrir quanto foi ganho e quanto foi perdido após dadas iniciativas;
  4. Giro de Estoque: Também conhecido como Rotatividade, esse indicador revela a velocidade com a qual o inventário foi renovado. Qual o tempo médio de permanência de um produto antes da venda? Essa informação é importantíssima, principalmente para a gestão de estoque;
  5. EBITDA: Aqui vemos o Potencial de Geração de Caixa. O EBITDA é capaz de indicar a competência e a eficiência da gestão, assim como da atual operação. O EBITDA é obtido pela soma do lucro operacional à depreciação e a amortização.

Gestão financeira eficiente e inteligível

Quer entender mais a respeito dos indicadores financeiros e do BPO Financeiro? Nós aqui da Confirma Contábil adoraríamos ter uma conversa contigo. Entre em contato conosco, informe suas dúvidas e nós faremos de tudo para responder da melhor forma possível.

Esperamos sua mensagem desde já.

Compartilhe essa notícia:

Entre em contato com a Confirma!

Mensagem enviada com sucesso!