Existem alguns sinais de que a gestão financeira está enfrentando problemas. Isso acontece com uma frequência maior que muitos empresários imaginam, podendo levar toda a gestão do negócio a um complicado patamar de descontrole, expondo a organização a vários riscos, inclusive à falência.
É preciso deixar claro que nenhuma empresa morre de um dia para o outro. São vários fatores que, quando combinados, acabam por levar ao encerramento de um negócio. Para se prevenir, é importante identificar os sinais de que as coisas não vão bem e desenvolver medidas ágeis e eficientes para conter os problemas.
Vamos aprender? Se qualquer um destes sinais estiver presente na sua gestão, é hora de pedir ajuda!
5 sinais de que sua empresa precisa de ajuda
1. Processos demorados e complexos
Quando seus colaboradores demoram tempo demais cuidando de certas atividades ou têm problemas por conta das tecnologias empregadas, é preciso rever os processos de trabalho.
Tempo é dinheiro e toda vez que você deixa de fazer atividades por conta de algo que poderia ser resolvido com facilidade, acaba encarecendo o processo. É preciso investir em sistemas e tecnologias avançadas para garantir que os colaboradores possam trabalhar da melhor forma possível, aumentando a produtividade.
2. Dificuldade de acessar dados completos
A falta de integração entre departamentos e sistemas de uma empresa pode levar a problemas graves, como ruídos na comunicação, informações centralizadas demais e dificuldade em acessar dados relevantes para a condução das atividades. Imagine que um funcionário-chave ou um equipamento específico não estejam disponíveis em um dia muito importante para o seu negócio. Se você não tiver formas de democratizar o acesso aos dados, as atividades serão paralisadas até que dito funcionário ou equipamento voltem a estar disponíveis. Você não quer isso, quer?
3. Dificuldade em organizar dados
Empresas com problemas graves na gestão e nas finanças apresentam informações desencontradas e dados sem qualquer nível de organização. Documentos importantes se perdem, informações-chave sobre clientes acabam desaparecendo e tudo parece fugir do controle. Pior: tentar organizar tudo leva a ainda mais desorganização e um caos generalizado nos processos, já que não existe um fluxo de trabalho bem desenhado e pronto para ser seguido.
4. Complicação ao cumprir os requisitos contábeis da legislação
Uma empresa que não está organizada sofre ao tentar cumprir prazos determinados pela legislação vigente. Ter as obrigações contábeis entregues em dia passa a ser um desafio, já que mesmo com o apoio do contador, o empresário não consegue se organizar, encontrar dados importantes e responder às solicitações no tempo certo. Com isso, acontecem multas e a imagem do negócio vai ficando cada vez mais prejudicada.
5. Departamento Financeiro congestionado
O Departamento Financeiro não precisa ser interno. O dinheiro destinado ao pagamento de funcionários do departamento financeiro, os custos de manutenção de tais atividades e a organização como um todo se tornam extremamente complexos com o passar do tempo. Uma empresa cuja saúde financeira não se encontra na melhor forma precisa encontrar alternativas para gastar menos e ter mais produtividade. É isso que acontece quando o BPO Financeiro é aplicado.
A terceirização ou, se preferir, BPO Financeiro, não se trata de colocar as contas da empresa nas mãos de um prestador de serviços, mas sim deixar a contabilidade que cuida de você realizar as tarefas operacionais recorrentes deste departamento. Com isso, seus colaboradores podem ser direcionados a tarefas mais estratégicas e imprescindíveis para o negócio retomar a saúde contábil, financeira e tributária que você precisa e espera.