Um ano após o início da pandemia, a crise sanitária ainda preocupa. No mercado, as medidas propostas pelo Governo Federal salvaram a vida de muitas empresas e evitaram o desemprego em massa. Mas a situação segue sem desfecho e a calamidade pública sem previsão para acabar. Sua empresa também está com dificuldade na pandemia?
Nesse cenário, gestores e empresários devem se preocupar em minimizar os gastos e garantir uma produtividade capaz de manter o negócio sobrevivendo durante o período.
O caminho segue complicado, portanto encontrar alternativas e tomar decisões operacionais acertadas são o que garante uma precisão de futuro. Confira algumas dicas para lidar com essa crise econômica da melhor forma possível.
O impacto financeiro nas empresas
A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras consequências para economia global, sentida em diversos setores no Brasil e no mundo.
Por aqui, de acordo com a pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae em abril de 2020, 88% dos empresários de micro e pequenos negócios tiveram um redução brusca no faturamento durante o período de isolamento social mais rígido.
Ainda de acordo com a análise, os 6.080 empreendedores entrevistados relataram uma perda média de 75% no faturamento mensal desde o início da pandemia.
Para 73% desses empreendedores, a situação financeira antes da crise, que já era considerada razoável ou ruim, piorou de vez.
E não foram apenas os pequenos empreendedores que lutam para superar os desafios desse período. Alguns segmentos de mercado, liderados por grandes empresas, também foram economicamente afetados no ano de 2020. É o caso da hotelaria e do transporte aéreo e rodoviário.
De micro a grandes empresas: como enfrentar o período de crise e incertezas
Sem crise, fazer a gestão de um negócio sem ter uma definição de onde está e uma direção para onde vai, é extremamente arriscado.
Agora imagina diante de uma crise. Pois é!
É essencial ter noção do quanto sua empresa gasta para desenvolver as atividades, quanto isso corresponde no orçamento, quais as receitas e despesas.
Fazer a gestão de um negócio requer flexibilidade para se adaptar aos diversos cenários e aproveitar as situações positivas. Em momentos de crise, ter habilidades e ferramentas certas faz toda a diferença.
E contar com uma contabilidade especializada ajuda muito a ter mais segurança e clareza nas informações e tomada de decisão. Isso pode levar mais prosperidade ao negócio e garantir que a empresa esteja em regularidade com o Governo Federal.
Gestão de riscos e continuidade dos negócios
Independentemente do seu porte ou complexidade dos negócios, todas as empresas precisam avaliar seus processos de gestão e sua exposição ao risco, dadas as necessidades de manutenção de fluxo de caixa e atingimento das metas.
Estamos enfrentando um período singular e disruptivo que nos obriga a rever metas e ações diante da realidade que se coloca à nossa frente. E não há gestão efetiva de risco sem uma mensuração objetiva que auxilie na adoção de estratégias eficientes, baseadas em dados.
É isso que vai determinar os limites dos negócios, seus impactos, possíveis perdas e identificar oportunidades.
Olhar para a gestão de riscos vai melhorar a tomada de decisão, preparar a equipe para analisar cenários extremos e permitir a avaliação do risco de solvência e liquidez.
Previsibilidade financeira
Esse conceito envolve a habilidade de estimar as finanças em determinado período de tempo, tendo uma previsão de receitas e despesas nos próximos meses ou anos.
Na atual circunstância de pandemia, isso é fundamental para vencer as dificuldades e dar continuidade aos negócios.
Com uma visão estruturada das finanças é possível mapear os gastos e organizar o fluxo visando o lucro ou mesmo minimizando os prejuízos.
Dicas para sobreviver à incerteza do mercado e dificuldade na pandemia
- Projete receitas e despesas dos próximos meses;
- Seja transparente com seu time de colaboradores e engaje-os nas tomadas de decisão;
- Tenha dados confiáveis e tome decisões baseados neles;
- Seja ágil para tomar decisões, a demora pode trazer problemas futuros;
- Seja adaptável e busque se adaptar ao cenário. Se necessário, mude de estratégia;
- Se o orçamento está apertado, tente renegociar prazos com os fornecedores;
- Tente reduzir custos;
- Se for necessário buscar crédito, opte pela opção com as melhores de condições de valor e pagamento;
- Trabalhe canais de vendas online e mantenha a interação com os clientes;
- Procure formas de engajar seus clientes e mantê-los interessados no seu produto ou serviço.
O crescimento da empresa é fundamental para a perenidade dos negócios, mas em momentos de instabilidade, o melhor é assumir as responsabilidades e priorizar preservar o caixa.
Faça uma avaliação cautelosa das medidas que podem ser adotadas e implementadas na sua empresa e trace um plano para minimizar a dificuldade na pandemia, preservando o futuro da sua empresa e da sua equipe.