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Liderança de equipe no modo Home office

A liderança da sua equipe pode ser comprometida no regime home office, especialmente se você e seu time ainda não estiverem habituados com essa modalidade de trabalho. Mas, com alguns ajustes na rotina e um pouco de esforço de todas as partes, fica mais fácil gerir o trabalho e garantir bons resultados, mesmo à distância.

É importante alinhar as expectativas, os equipamentos e materiais que serão utilizados e o tempo que será dedicado ao trabalho. Isso garante muito mais precisão, agilidade e produtividade para todas as partes envolvidas, além de gerar confiança.

Vale lembrar que o Home Office não deve ser tentado sem que haja um fluxo de processos muito sólido dentro do seu negócio. É preciso que o acesso à informação seja fácil e frequente, que todos conheçam a forma como devem trabalhar e conduzir tarefas, entre outros detalhes fundamentais para o funcionamento do trabalho remoto.

Dito isso, vamos abordar um pouco da liderança de equipe no modo home office!

Como liderar seu time no home office

O primeiro passo é garantir que todos tenham condições para trabalhar à distância. Você não quer iniciar o home office e ser surpreendido por um ou dois colaboradores que, por algum motivo, não podem realizar seu trabalho. Por isso, certifique-se de que os envolvidos terão equipamentos e conexão à internet. A empresa pode fornecer esses itens ou combinar algum tipo de custeio com os colaboradores.

Basta explorar as opções e garantir que haja estrutura para o trabalho ser realizado.

Conscientize a todos sobre a importância do trabalho e os riscos envolvidos

Os trabalhadores precisam conhecer os impactos do seu trabalho e os riscos de não seguirem os processos à risca. Essa importância sempre existiu, e agora cresce ainda mais com a LGPD – neste caso, para empresas que trabalham com o tratamento, geração, armazenamento ou transmissão dos dados de seus clientes, fornecedores e afins.

Mais do que simplesmente exigir que todos sigam os processos, demonstre aos colaboradores o que acontece quando eles deixam deslizes passarem ou usam atalhos para economizar tempo. É muito mais educativo.

Comunicação a todo vapor

Cuidado com a comunicação exagerada. Ela precisa ser diária, mas não constante. Crie um calendário para sua equipe seguir, acompanhe o andamento do trabalho, mas não insista em vídeo chamadas, ligações ou até textos desnecessários durante o expediente. É preciso saber dosar tudo isso.

Porém, mantenha canais de comunicação sempre abertos durante o expediente. Assim, você e sua equipe podem conversar sempre que for necessário.

Cuidado com os excessos

Os excessos são os grandes vilões do home office. É bem fácil, para profissionais dedicados, tornarem-se verdadeiros viciados em trabalho. Estimule a criação de horários e da execução das tarefas dentro do expediente combinado. Dessa forma, todos podem aproveitar uma vida mais equilibrada – incluindo você.

Além disso, dê liberdade, mas não exagere. Os colaboradores não devem se sentir como se estivessem de férias em uma ilha paradisíaca. Converse com eles pelo menos uma vez por dia, pode ser por e-mail ou mesmo por mensagens de texto. Apenas não os deixe sozinhos. Isso não é nem uma questão de confiança ou responsabilidade, mas sim de lembrar a todos que o ambiente de casa está sendo usado para trabalho e que todos precisam colaborar.

Novamente, não mande mensagens excessivas ou crie reuniões desnecessárias. Ao seguir essas dicas, você conseguirá estabelecer uma ótima liderança e poderá garantir o cumprimento do trabalho sem maiores desafios.

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