Mudar de contabilidade pode ser necessário para sua empresa, dependendo do momento em que você se encontra. Não existem bons e maus contadores. Todo profissional contábil possui sua competência, sua especialidade e suas experiências.
Porém, existem perfis de contadores e clientes. Talvez, você precise de uma contabilidade mais presente e ativa na sua vida empresarial. Ou, então, queira se livrar da maior parte das preocupações e deixar toda a burocracia para o contador. Mas, é preciso saber que, independentemente do que você procura, seu negócio precisa de compliance e segurança.
A conformidade da sua empresa, por sua vez, depende da assessoria contábil, e quanto mais ajuda você receber, melhor. Então, se você pensa em mudar de contabilidade, veja só o que é preciso fazer.
Como mudar de contabilidade?
O primeiro passo é formalizar o cancelamento dos serviços contábeis através de e-mail ou carta registrada em correio. No comunicado deve conter os dados da empresa e a data do encerramento do contrato.
O contador terá, então, 30 dias para organizar toda a documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da empresa para devolver aos proprietários.
Além dos documentos contábeis, é importante solicitar ao contador anterior um relatório de toda e qualquer situação corrente de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, assim como eventuais parcelamentos de dívidas que estejam em de andamento e que precisem ser continuados pelo novo escritório de contabilidade.
Para formalizar a transferência para o novo escritório de contabilidade, recomenda-se o preenchimento de um termo de transferência de responsabilidade técnica. Isto normalmente é um procedimento providenciado pelos próprios escritórios de contabilidade, e não exige interação da empresa que está sendo transferida.
Por fim, o contador que está recebendo o novo cliente deverá elaborar um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis onde estará expressa a extensão de sua responsabilidade técnica sobre a empresa contratante.
Qualquer empresa pode migrar para a Confirma?
Sim. Nossa especialidade é ajudar empresários a terem uma gestão contábil, financeira e tributária completa, independentemente da contabilidade anterior.
Minha contabilidade atual pode reter algum documento?
Haverão registros internos de que sua empresa pertenceu à carteira de clientes da sua contabilidade atual. Mas, toda sua documentação e detalhes do seu negócio pertencem a você e, portanto, qualquer informação confidencial será devolvida a você.
Preciso comunicar minha contabilidade atual por escrito sobre a migração para meu novo parceiro contábil?
Sim. A comunicação por escrito deverá conter o motivo claro da desistência do serviço, o nome da empresa contábil que cuidará do seu negócio, a data que representa o fim da prestação de serviços atuais e deverá solicitar os documentos da empresa, distrato e quaisquer outras informações relevantes.
Como será a transição?
Após receber o distrato do seu antigo contador, você deverá ler com atenção. Mesmo sob uma nova contabilidade, algumas obrigações ainda poderão ser enviadas pelo antigo contador, como a ECD, por exemplo. Não há nada errado com isso.
A Confirma te ajuda a superar alguns desses desafios!
Empreender não é tarefa fácil. Contar com o apoio de uma contabilidade que te ajuda em cada detalhe do espectro contábil, fiscal e tributário da sua empresa é fundamental.
Vamos nos conhecer melhor e entender quais as melhores oportunidades para você descomplicar sua gestão.